Memórias de Lauro Flores. Ensino e histórias da tradição

  • Daiana Flores Leão Santos Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB
  • Renato Pereira de Figueiredo Professor titular do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento referente ao trabalho de dissertação de mestrado, compartilhamos fragmentos das histórias da vida de Lauro Flores, um homem que foi considerado farmacêutico e médico da Fazenda Deus Dará, município de Belo Campo-Bahia, no início do século XX. Apresenta narrativas construídas mediante a relatos de familiares e amigos. Realizamos discussões fundamentadas nos estudos de Conceição de Almeida, estudiosa dos saberes da tradição há mais de vinte e cinco anos, quem construiu a noção de um intelectual da tradição. Histórias que podem ser recorridas pelos professores da Educação Básica em uma perspectiva para religar vários conhecimentos que envolvem a multidimensionalidade da vida humana.

Biografia do Autor

Daiana Flores Leão Santos Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB
Mestranda do programa de pós-graduação em Ensino/UESB
Renato Pereira de Figueiredo, Professor titular do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ciências da complexidade e educação: Razão apaixonada e politização do pensamento. 2ª ed. v. 1. Curitiba: Appris, 2017.

CHERNOVIZ, Pedro Luiz Napoleão. Dicionário de medicina popular. 2ª ed. Rio de Janeiro: Tipografia Laemmert, 1851.

CHERNOVIZ, Pedro Luiz Napoleão. Formulário e guia médico. 19ª ed. Paris: casa do autor, 1924.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. O dom da história: uma fábula sobre o que é suficiente. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

GUIMARÃES, Maria Regina Cotrim. Chernoviz e os manuais de medicina popular no Império. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12, n. 2, p. 501-14, maio-ago. 2005.

MEDEIROS, Aline da Silva. Autoria científica do doutor Chernoviz entre a vulgarização da medicina e a formação profissional: o caso do Dicionário de medicina popular, 1842-1890. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.25, n.1, p.33- 49, jan.- mar, 2018.

NARRADORES de Javé. Direção de Eliane Caffé. Rio de Janeiro, produção: André Montenegro, Caio Gullane, Fabiano Gullane eVania Catani, 2003, (110 min.).

Publicado
2020-02-05
Como Citar
OLIVEIRA, D. F. L. S.; FIGUEIREDO, R. P. DE. Memórias de Lauro Flores. Ensino e histórias da tradição. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, v. 13, n. 25, p. 154 - 168, 5 fev. 2020.