O Problema do Método em René Descartes

breve diálogo sobre lógica e crítica do pensamento científico

Autores

Palavras-chave:

Descartes; Método; Pensamento Científico;

Resumo

René Descartes tornou-se base para constituição de alguns caminhos científicos e filosóficos como, por exemplo, a criação de uma visão racionalista da vida e o seu pensar dualista que separou a mente e o corpo como uma espécie de extensão. Suas experiências servem de base até os dias atuais auxiliando o entendimento em diversas áreas do conhecimento, como a fisiologia humana, matemática, lógica, ciências humanas, sociais e todo o contexto de se fazer ciência. Este artigo tem por objetivo analisar o problema do método em Descartes, utilizando-se de sua obra principal “O discurso do método” e apoiando-se em alguns dos seus principais intérpretes bibliográficos. O intuito é compreender a constituição de sua importância na composição da chamada ciência moderna e, por fim, apontar as principais motivações para o desenvolvimento de seu método e suas principais contribuições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erik Santos Passos , Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS, Bolsista Capes DS. 

Cassiano Celestino de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em História Social pela UFBA, Bolsista Fapesb. 

Ítalo José Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS.  

Referências

ANDRADE, Elaine Maria Paiva de; BERNAL, Luiz. O Método Cartesiano para Ciência. Scientiarumhistória: filosofía, ciencias e artes. 2016. Acesso em: 15/dez/20. Disponivel em: http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh6/SHVI/trabalhos%20orais%20completos/trabalho_087.pdf.

CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

DESCARTES. Discurso do método. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960.

DE SOUZA LEITE, Danielle Thaís Barros; ASSUNÇÃO, Sara Julliane Ribeiro; FEITOSA, André Luis Oliveira. Sobre O Método De Descartes E Sua Contribuição Para A Ciência Moderna. Inovação Educacional, v. 9, n. 1, 2016.

FAGHERAZZI, O. J. Descartes e algumas contribuições científicas. Anais da 3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica. Scientia Plena, v. 11, n. 2, 2015. Acesso em: 18/dez/20. Disponivel em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/download/1729/1127 .

GATT, Pablo. A filosofia em prol da religião: o movimento escolástico na idade média central (XI-XIII). Sapere Aude, v. 11, n. 22, p. 417-433, 2020.

JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

KOYRÉ, A. Do mundo fechado ao universo infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MENDONÇA, André Luis de Oliveira; CAMARGO JR, Kenneth Rochel de. Os acertos de Descartes: implicações para a ciência, biomedicina e saúde coletiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, 2016.

SERTILLANGES, A. D. El cristianismo y las filosofías. Madrid: Gredos, 1966.

SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. 2 ed. São Paulo: Editora moderna, 2006.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SANTOS PASSOS, Erik; CELESTINO DE JESUS , Cassiano; JOSÉ SILVA SANTOS, Ítalo. O Problema do Método em René Descartes: breve diálogo sobre lógica e crítica do pensamento científico. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 15, n. 29, p. 277–287, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/16187. Acesso em: 29 mar. 2024.