O medievo na Educação Básica: o LEMIMA como projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão

Autores

Palavras-chave:

Idade Média, Educação Básica, LEMIMA

Resumo

A inquietação que resultou neste trabalho, especificamente, foi a prática pessoal do ensino de história medieval. Com este artigo objetivamos apresentar um relato de experiência de trabalhar o medievo no Ensino Médio, integrando Ensino, Pesquisa e Extensão, no IFTM/Campus Paracatu, pelo LEMIMA – Laboratório do Ensino Médio sobre Idade Média e Antiguidades. Para tanto, serão delineados: a prática de ensino, os desafios enfrentados, a importância de um estudo orientado sobre o tópico e as conquistas do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Rita Ribeiro de Almeida Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Doutora em História (PPGHis)

Referências

ABUD, Kátia Maria. A construção de uma didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. Revista História, São Paulo, Volume 22, n°1, 2003, p. 183 – 193. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/jMrYY4HDZR8RwmNsqrWx7hK/abstract/?lang=pt. Acesso em 29 Mar 2022.

AGUIAR, Veronica Aparecida. Ancilla Christi, plantula sancti Francisco: o evangelho e a pobreza como forma de vida em Clara de Assis (1212-1253). Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br . Acesso em 10 Abr. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-ict/pibic-em. Acesso em 11 Abr 2022.

BARROS, José D’Assunção. Cinema e história – considerações sobre os usos historiográficos das fontes fílmicas. Comunicação & Sociedade, Ano 32, n. 55, p. 175-202, jan./jun. 2011.

BARROS, José D’Assunção. Cinema-história: Múltiplos aspectos de uma relação. Revista Dispositiva, Volume 3, n° 1, 2016.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed. 2001.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), 2011. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em 09 Abr 2022.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista Brasileira de Educação [online], n. 22, 2003, p. 91. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009 . Acesso em 10 Abr 2022.

CLARO, Silene Ferreira. História e cinema: cultura histórica da sociedade contemporânea. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social. Natal, RN, 22 a 26 de julho de 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371343716_ARQUIVO_HistoriaecinemaculturahistoricadasociedadecontemporaneaANPUH2013.pdf. Acesso em 13 Abr 2022.

CLARO, Silene Ferreira. Cinema e História: uma reflexão sobre as possibilidades do cinema como fonte e como recurso didático. Augusto Guzzo Revista Acadêmica - No 10 - dezembro de 2012 - São Paulo: FICS. Disponível em: http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/132. Acesso em 13 abr 2022.

COELHO, Maria Filomena Costa. Ser Mulher na Idade Média. Textos de História. Brasília, v. 5, 1997, p. 82-91. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21162/1/ARTIGO_SerMulherIdadeMedia.pdf. Acesso em 13 Abr 2022.

DUARTE, Magda Rita Ribeiro de; RUST, Leandro Duarte. Desaprender para reaprender: o Papado medieval na formação de professores. In: VIANNA, Luciano José (Org.). A história medieval entre a formação dos professores e o ensino na Educação Básica no século XXI: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021.

DUBY, Georges. Damas do século XII, Heloísa, Isolda e Outras Damas do século XII. São Paulo: Companhia das letras, 2013.

FRANCO JUNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.

GAJANO, Sofia. Santidade. In: LE GOFF, Jacques. SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: Edusc, 2006, p.449-462.

LIMA, Marcelo Pereira. Inocêncio III. In: NASCIMENTO, Renata C. de S.; SOUZA, Guilherme Queiroz de. (Orgs.) Dicionário: cem fragmentos biográficos. A Idade Média em trajetórias. Goiânia: Tempestiva, 2020, p. 331-336, entre outros.

MACEDO, José Rivair. A mulher na Idade Média. 5ª. Ed. São Paulo SP. Contexto, 2002.

MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média nas aulas de História. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 109 – 125

Regra de Santa Clara. Disponível em: https://www.capuchinhos.org/images/franciscanismo/santa_clara_assis/fontes/escritos_1_regra.pdf. Acesso em 11 Abr 2022.

RUST, Leandro Duarte. Inventando Gregório VII: os Ad Heinricum IV Imperatorem libri VII e a busca pela medida do passado. Varia Historia. Belo Horizonte, Vol. 31, n. 55, p. 21-51, jan/abr, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-87752015000100003. Acesso 13 Abr 2022.

RUST, Leandro Duarte. O heroísmo ao avesso: os antipapas e a memória historiográfica da política papal (1040-1130). História (São Paulo) v. 30, n.2 p. 266 – 292, ago/dez, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-90742011000200013. Acesso 13 Abr 2022.

RUST, Leandro Duarte. O papado na Idade Média. In: SILVA, Paulo Duarte; NASCIMENTO, Renata Cristina (Orgs.). Ensaios de História Medieval: temas que se renovam. Curitiba: Editora CRV, 2019, p. 51-72.

SILVA, Valéria Fernandes da. A Construção da Verdadeira Religiosa no Século XIII: O Caso de Clara de Assis. Tese (Doutorado) UnB. Brasília, 2008.

SILVEIRA, Marta de Carvalho. A representação da mulher medieval nos livros didáticos: uma visão comparativa. Revista de História Comparada. Rio de Janeiro V. 11, n. 2, 2017, p. 80-107. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/RevistaHistoriaComparada/article/view/11851. Acesso em 13 Abr 2022.

VIANNA, Luciano José (Org.). A história medieval entre a formação dos professores e o ensino na Educação Básica no século XXI: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021.

VIANNA, Luciano José. Do presente para o passado: uma reflexão sobre o Ensino de História Medieval na contemporaneidade. Revista TEL, Irati, v. 8, n. 2, Jul-Dez / 2017, p. 16 – 31. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/10896. Acesso em 10 Abr 2022.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

DUARTE, Magda Rita Ribeiro de Almeida. O medievo na Educação Básica: o LEMIMA como projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 16, n. 30, p. 132–150, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/17524. Acesso em: 21 maio. 2024.