Construindo feudos no Minecraft – interdisciplinaridade e metodologia ativa em foco

Palavras-chave: Feudalismo, Idade Média, Metodologia Ativa, Minecraft, Interdisciplinaridade

Resumo

Os jogos podem ser grandes aliados quando o assunto é metodologias ativas no Ensino de História, em especial, e na educação de maneira mais ampla. Por isso, nas aulas de História do 6º ano, os alunos de uma escola de Niterói viajaram no tempo tendo a ajuda do mundo digital, utilizando o jogo Minecraft para construir feudos a partir das estruturas fundiárias da Idade Média, estudadas em sala de aula. O trabalho interdisciplinar envolveu as disciplinas de História e Pensamento Computacional, desafiando os jovens a refletirem e utilizarem a imaginação histórica para pensar esse outro espaço-tempo que é o universo medieval. O resultado dessa proposta didática interdisciplinar que torna o aluno protagonista e construtor do conhecimento é apresentada nesse artigo como inspiração para futuras incursões no universo digital por professores e alunos.

Biografia do Autor

Priscila Aquino , Instituto GayLussac

Doutora em História Antiga e Medieval. Docente de educação básica do Instituto GayLussac e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de São Bento (FSB -RJ)

Cícero Augusto Sousa Costa Jr, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense

Coordenador Setorial de Informática Educativa.

Learning Solution Specialist Microsoft

Especialista em Robótica e Programação Educacional

Referências

AMALVI, Christian, Idade Média. In: SCHMITT, Jean-Claude & LE GOFF, Jacques. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Volume I. EDUSC: São Paulo, 2002. pp. 523-536.

ANDERSEN, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

APOLINÁRIO, Maria Raquel (org). Araribá Plus. São Paulo: Moderna. 2018.

BARROS, José d’Assunção. Cidade medieval e feudalismo – um balanço da questão. In: Publicatio UEP. Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2006.

BASCHET, Jerôme. A civilização feudal. Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006;

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2021. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 23/06 /2022.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

BLOCH, Marc. Os Reis Taumaturgos: O caráter sobrenatural do poder régio, França e Inglaterra. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

BOUTRUCHE, Robert. Señorio y feudalismo. Primeira época: los vínculos de dependecia. Buenos Aires: Siglo XXI Argentina Editoras S.A, 1976.

BURKE, Peter. A revolução francesa da historiografia: a escola dos Annales (1929-1989). São Paulo, Universidade Estadual Paulista, 1991

CHEPP, B.; MASI, G.; PEREIRA, N.M. O potencial pedagógico da Idade Média imaginada. Revista do Lhiste, Porto Alegre, n. 3, vol. 2, jul./dez. 2015.

DUBY, Georges. Guerreiros e Camponeses. Os primórdios do crescimento econômico europeu – séc. VII-XIII. São Paulo: Editorial Estampa, 1993.

FRANCO JUNIOR, Hilário. A idade média: nascimento do ocidente. São Paulo, Brasiliense, 2001. pp. 11-18.

FRANCO JUNIOR, Hilário. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

FOURQUIN, Guy. Senhorio e Feudalidade na Idade Média. Lisboa: Edições 70, 1970.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. São Paulo: Aleph, 2009.

LE GOFF, A civilização do Ocidente Medieval. São Paulo: Edusc, 2002.

LIMA, Douglas Mota Xavier de. No tempo do Rei Arthur: notas sobre o medievalismo no Brasil. In: 30º Simpósio Nacional de História, 2019, Recife. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil: Anpuh, 2019. v. 11. p. 1-10.

LIMA, Douglas Mota Xavier de. Uma história contestada: a História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (2015-2017), Anos 90, Porto Alegre, v. 26, 2019.b

MÓRAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (Orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

MORIN, Edgar. A Indústria Cultural. In: A Cultural de massas no século XX: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

MALAR, João Pedro. Entenda o que é o metaverso e por que ele pode não estar tão distante de você. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-o-que-e-o-metaverso-e-por-que-ele-pode-nao-estar-tao-distante-de-voce/. Acesso em: 23/06 /2022.

Publicado
2022-07-25
Como Citar
AQUINO , P.; COSTA JR, C. A. S. Construindo feudos no Minecraft – interdisciplinaridade e metodologia ativa em foco . Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, v. 16, n. 30, p. 56 - 73, 25 jul. 2022.