Apresentação - A história medieval na formação docente e na educação básica: experiências, propostas e reflexões atuais

Palavras-chave: História do medievo

Resumo

Apresentação

Biografia do Autor

Luciano José Vianna

(UPE/Petrolina)

Referências

BOVO, Claudia. R. Por que Idade Média? Dos motivos de se ensinar História Medieval no Brasil. In: FAUAZ, Armando Torres. La Edad Media en perspectiva latinoamericana. Heredia: EUNA, 2018, p. 257-278.

BUENO, André; BIRRO, Renan; BOY, Renato (Orgs.). Ensino de História Medieval e História Pública. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020.

LIMA, Douglas Mota Xavier de. Uma história contestada: a História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (2015-2017). Anos 90, vol. 26, p. 1-21, 2019.

MIATELLO, André Luis Pereira. A História Medieval na graduação em História: da pesquisa à docência. Revista Chilena de Estudios Medievales, num. 11, p. 68-90, enero-junio 2017.

PEREIRA, Nilton Mullet. A invenção do medievo: narrativas sobre a Idade Média nos livros didáticos de história. In: Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Helenice Rocha, Luis Reznik, Marcelo de Souza Magalhães (Orgs.). Rio de Janeiro: FGV, 2017, p. 169-184.

SILVA, Edlene. Livros didáticos e ensino de história: a Idade Média nos manuais escolares do Ensino Fundamental. História e Ensino, vol. 17, p. 7-31, 2011.

VIANNA, Luciano José (Org.). A História Medieval entre a formação de professores e o ensino na Educação Básica no século XXI. Experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1u90QbBa34iedo3FSiIl0ia9SSj1ffw1w/view.

Publicado
2022-07-25
Como Citar
VIANNA, L. J. Apresentação - A história medieval na formação docente e na educação básica: experiências, propostas e reflexões atuais. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, v. 16, n. 30, p. 10 - 13, 25 jul. 2022.