História e Estudos Culturais: O Materialismo Cultural de Raymond Williams

Autores

  • Antônio Fernando de Araújo Sá Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo pretende estabelecer uma reflexão sobre aatualidade das ideias do pensador marxista RaymondWilliams sobre as principais tendências da teoria culturalcontemporânea. Herdeiro da tradição britânica de críticacultural materialista, que articula a produção artística àscondições materiais da sociedade, seu trabalho transitouentre a crítica e a produção literária, ao mesmo tempo emse preocupava com uma crítica cultural que interviesse nasociedade contemporânea. Desse modo, seu projeto intelectualcoloca as principais questões em jogo nos estudosculturais, proporcionando uma leitura instigante da “criseda cultura contemporânea”, especialmente por polemizarcom alguns setores dos estudos culturais, que abdicaramde uma crítica engajada contra a sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Fernando de Araújo Sá, Universidade Federal de Sergipe

Nascido em Brasília/DF, graduou-se em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e fez o mestrado e doutorado em História pela Universidade de Brasília. É professor associado do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atuou como professor visitante na Universidad Nacional de Misiones (Argentina). É líder do Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste(CNPq/UFS). Foi membro da Comissão de História e Geografia do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Foi Chefe do Departamento de História da UFS (1999-2001 e 2008-2010) e diretor da Regional Nordeste da Associação Brasileira de História Oral (2008-2010).É autor dos livros: Real Porão. Aracaju: Candangos Decapitados, 2002 (poesia); Combates entre História e Memórias. São Cristóvão/SE: Editora da UFS/ Aracaju: Fundação Oviedo Teixeira, 2005, O Cangaço nas Batalhas da Memória. Recife/PE: Editora da UFPE, 2011 e Capítulos de História da Historiografia Sergipana. Aracaju: IHGSE, São Cristóvão: Editora da UFS, 2013; organizou, com professora Vanessa Maria Brasil, Rio sem História? Leituras sobre o rio São Francisco. Aracaju: FAPESE, 2005.

Downloads

Publicado

2011-04-30

Como Citar

ARAÚJO SÁ, Antônio Fernando de. História e Estudos Culturais: O Materialismo Cultural de Raymond Williams. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 5, n. 8, p. 37–44, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/3079. Acesso em: 29 mar. 2024.