História(S) do Grupo Forja no ABC: Militância, Memória e Engajamento no Brasil no pós-1964
Resumo
Num dos períodos mais repressivos da história deste país foi possível inventar, criar formas alternativas de luta, reatualizar tradições. Apesar do golpe militar de 1964 e da estrutura sindical corporativa, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo abriu brechas pelas quais foi possível realizar a
mobilização de milhares de trabalhadores em memoráveis greves, simultaneamente à fabricação de outras
práticas sindicais que marcaram de vez o movimento operário no Brasil dos anos 70 e 80. Pretendo destacar inicialmente neste artigo a emergência do chamado "novo sindicalismo" no ABC como um movimento que entrecruza os campos da política e da cultura. Ao mesmo tempo, entendo que o "novo sindicalismo" é uma operação que abrange práticas e representações de múltiplos personagens: jornalistas, advogados, militantes de diferentes organizações revolucionárias (incluindo o próprio PCB), ex-presos políticos e artistas. Nesse contexto, ganha corpo o Grupo de Teatro Forja, ligado ao sindicato, expressão viva do enlace entre sindicalismo e cultura.
Palavras-chave: Movimento operário, ABC paulista, arte engajada, teatro operário, Brasil
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)