PATRIMÔNIO, PÓS-COLONIALISMO E REPATRIAÇÃO ARQUEOLÓGICA
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir as relações entre patrimônio, pós-colonialismo e repatriaçãoarqueológica. Ao explorá-las, levantam-se algumas questões: Quais são as vozes políticas queclamam pela gestão do patrimônio? Como os grupos subalternos se inserem nas políticas derepresentação do patrimônio? Como as políticas de repatriação favorecem as discussões sobre asarticulações entre o ponto de vista nativo da História e os processos de hibridização cultural?
Palavras-Chave: patrimônio, pós-colonialismo, repatriação Arqueológica, indígenas dos EstadosUnidos, aborígenes australianos.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)