A JUVENTUDE ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA : A "REBELDIA" COMO TRADIÇÃO INVENTADA E ESPETACULAR
Resumo
O século XX foi o século da juventude, de uma cultura que lhe identificava como tal, e doespetáculo, de relações históricas mediadas por imagens. Considerando que a juventude é umaconstrução sócio-cultural, este artigo parte do princípio que a face da juventude como naturalmenterebelde foi uma tradição inventada, espetacularizada e enraizada na memória coletiva. Osmovimentos estudantis materializaram experiências de revolta que subvertiam a lógicarevolucionária clássica. Tais experiências foram assimiladas pela razão instrumental e os protestossociais tornaram-se apêndices da lógica espetacular. Conclui-se que nas diversas manifestaçõesculturais se construiu uma idealização da rebeldia juvenil, pautada em "vedetes do espetáculo", fatoque se consubstanciou, no Brasil, no estereótipo do jovem "revolucionário".
Palavras-chave: Juventude rebelde; tradição; espetáculo.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)