MANIFESTAÇÕES POPULARES EM EXTINÇÃO: ENTRE A RESISTÊNCIA E A CONFORMAÇÃO
Resumo
O trabalho aborda a questão da resistência de manifestações populares, estabelecendo umacorrelação entre o que existe na cultura popular e o que está em extinção. Tomou-se como campopara estudo da questão a cidade de Laranjeiras, Sergipe, Brasil, patrimônio histórico cultural, comseus costumes, hábitos, tradições e manifestações que identificam uma cultura popular. Apoiado emreferencial teórico subscrito à cultura, analisa as práticas adotadas pelas comunidades que garantema sobrevivência das manifestações em risco de extinção. Discute a resistência dentro de umaperspectiva de mobilidade cultural que associa o passado ao moderno. E conclui que asmanifestações populares resistem e se movem, ao mesmo tempo.
Palavras-Chave: Manifestações populares. Cultura popular. Tradição cultural. Folclore. Resistênciacultural.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)