BATALHAS DA MEMÓRIA NO PROCESSO DE MITIFICAÇÃO DE FAUSTO CARDOSO E OLÍMPIO CAMPOS (1906-2006)
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir algumas noções e categorias de análise utilizadas no estudo doprocesso de mitificação de Fausto Cardoso e Olímpio Campos, líderes políticos de gruposantagônicos, assassinados no desfecho de um movimento revoltoso ocorrido em Sergipe no ano de1906. A proposta deste estudo é analisar o período que sobreveio à revolta, quando teve lugar umaverdadeira luta de representações entre os seguidores de Fausto Cardoso e Olímpio Campos, a partirdas homenagens póstumas que eram prestadas aos seus respectivos líderes. A análise está centrada,portanto, nas batalhas da memória que marcaram as comemorações dos aniversários das mortes dosdois políticos em questão, buscando investigar possíveis usos de um vasto repertório simbólicosegundo fins políticos.
Palavras-chave: comemorações; representações; memória.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)