DROYSEN: REVISITANDO UM PERFIL HISTORIOGRÁFICO A PARTIR DE UMA METÁFORA MUSICAL
Resumo
Este artigo tem por objetivo desenvolver algumas considerações sobre as especificidades dosmodos de pensar a História de Gustav Droysen, atentando para a complexidade destepensamento historiográfico que integra o Historicismo, uma perspectiva hegeliana e outrosaspectos igualmente definidores de sua identidade teórica. Para guiar nossas reflexões sobre estehistoriador, estaremos usando a metáfora do „acorde teórico‟ – uma metáfora emprestada àMúsica – de modo a pensar a interação entre alguns elementos que constituem a „identidadeteórica‟ de Droysen. A prin cipal obra de Droysen que estaremos analisando será Historik,através da qual será possível desenvolver algumas considerações sobre o historicismo relativistaproposto por Paul Ricoeur.Palavras-chave : Droysen, Historicismo, relativismo.Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)