A universidade, a escola e o museu: práticas educativas no ensino de História

Autores

  • Érika Oliveira Amorim UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Resumo

O presente texto aborda as especificidades de um projeto de extensão universitária que envolveu estudantes de graduação dos cursos de História e Turismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Carangola, e que foi desenvolvido em dois momentos distintos. No primeiro momento realizou-se uma oficina sobre Memória, História e Patrimônio Histórico com alunos do 9º ano da E. E. João Belo de Oliveira. No segundo momento os alunos visitaram o Museu de Carangola, assessorados pelas acadêmicas, com o intuito de problematizar a noção de memória e patrimônio histórico. A observação simples foi a ferramenta utilizada durante as ações do projeto e os registros se concretizaram por meio de fotografias, filmagens e cadernos de campo. Observou-se que ao pensar o ensino de história a partir das relações que os indivíduos têm com a história materializada no acervo do museu abre-se um campo de possibilidades sobre o sentido de estudar História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Oliveira Amorim, UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Licenciada em História pela FAFILE/UEMG, unidade Carangola. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da rede pública do Estado de Minas Gerais. Professora nos Cursos de História, Geografia e Pedagogia da UEMG, unidade Carangola. Coordena o Projeto de Extensão: A universidade, a cidade e nós: memória e patrimônio nos caminhos da Extensão.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

AMORIM, Érika Oliveira. A universidade, a escola e o museu: práticas educativas no ensino de História. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 8, n. 14, p. 3–17, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/3804. Acesso em: 20 abr. 2024.