Circularidades étnicas e matrizes históricas da festa de reinado de Itapecerica, Minas Gerais

Autores

  • Melina Teixeira Souza Universidade Federal Fluminense

Resumo

O artigo aborda a festa de Reinado de Itapecerica, centro-oeste de Minas Gerais, presente no lugarejo desde o século XIX. A investigação parte de entrevistas realizadas com moradores locais a respeito do Reinado, perseguindo os significados do evento em suas transformações temporais e em suas tensões político-sociais. Amparando-se em uma perspectiva comparativa em relação à extensa literatura sobre o tema, postula-se, como hipótese central, que as correlações entre a festividade e a experiência comunitária local podem ser explicadas com base em um dúplice fator: a dimensão intraétnica assumida pelo Reinado em Itapecerica e a matriz histórica do culto à Virgem do Rosário. Não obstante, mesmo portando tal caráter intraétnico, a festa é apropriada de maneira radialmente diversa por seus participantes, não deixando de encenar as cortantes clivagens sociais e étnicas características da sociedade brasileira no tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melina Teixeira Souza, Universidade Federal Fluminense

Graduação em História pela Universidade Federal de São João del Rei (2008); Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012). Doutorado em andamento pela Universidade Federal Fluminense (2016). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e República, pesquisando principalmente os seguintes temas: Historiografia religiosa, Congado, Escrita autobiográfica.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

SOUZA, Melina Teixeira. Circularidades étnicas e matrizes históricas da festa de reinado de Itapecerica, Minas Gerais. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 9, n. 16, p. 16–33, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/5285. Acesso em: 19 abr. 2024.