As interações entre a leitura, o oral e a escrita

  • Antônio Ponciano Bezerra Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe - UFS

Resumo

Fala-se, confortavelmente, de química, de física, de matemática, de medicina, de geografia, de história, sem susto, sem espanto. No entanto, quando se fala de leitura, de escrita ou de ambas, a situação torna-se incômoda. O clima é de sobressalto e apreensão.  Os atos de ler e escrever sempre nos assustam pelo fato de carrearem um desafio.

Biografia do Autor

Antônio Ponciano Bezerra, Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (1985)

Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa (1986)

 

Referências

BARTHES, Roland. MARTY Eric. Oral/escrito. In, Enciclopédia Einaudi. Volume 11. Lisboa. Imprensa Nacional/Casa da Moeda. 1987 (pp.32/46).

CHANTAL, Honollou-Lafarge, SEGRÉ, Monique. Sociologia da leitura. São Paulo. Ateliê Editorial. 2010.

COULMAS, Florian. Escrita e sociedade. São Paulo. Parábola. 2014.

DORTIER, Jean-François (coord.) Le langage: introduction aux sciences du langage. Paris. Éditions Sciences Humaines. 2010.

DORTIER, Jean François, JOURNET, N. (coord.) Les clés du langage: Nature, Origine, Apprentissage.Paris. Éditions Sciences Humaines.2015.

FADUL, Suely Villibon Flory. O leitor e o labirinto. São Paulo. Ed. Arte e Ciência. 1997.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. São Paulo. Cortez Editora. 1982.

MARTINEZ, Pierre. La didactique des langues étrangères. Paris. PUF. 1996.

POMPOUGNAC, Emmanuel Fraisse, POULAIN, Jean-Claude Martine. Representações e imagens da leitura. São Paulo. Ed. Ática. 1997.

VIGNER, Gérard. Lire: Du texte au sens – éléments pour um apprentissage et um enseignement de lalecture. Paris. CLE International. 1979.

VOGUÉ, Sarah, FRANCKEL, Jean-Jacques, PAILLARD, Denis. Linguagem e enunciação – representação, referenciação e regulação. São Paulo. Ed. Contexto. 2011.

Publicado
2018-07-28
Como Citar
BEZERRA, A. P. As interações entre a leitura, o oral e a escrita. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, v. 12, n. 22, p. 182 - 190, 28 jul. 2018.