Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura


Imagem para capa da revista

É uma publicação do Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe. Sua proposta é constituir-se em veículo interdisciplinar voltado para o debate sobre História, Memória e Cultura, com ênfase na História do nordeste, compreendida tanto no seu aspecto diacrônico (esfera da história tradicional) quanto no seu aspecto sincrônico (onde a história é uma história do tempo presente).

Notícias

 

Chamada de Artigos / Call for Papers

 
DOSSIÊ “PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?" 2019.2



Prazo: 15 de outubro de 2019



Organizadores:

Prof. Dr. Antônio Fernando de Araújo Sá (UFS)

Prof. Dr. Tiago Santos Almeida (UFG/PNPD/CAPES)



A pergunta que dá título à proposta de dossiê – “Para que serve a História?” – resume bem o quadro geral das preocupações que marcam as reflexões epistemológicas das ciências humanas e sociais na última década. Nesse período, historiadores e cientistas sociais passaram a questionar seu ofício não apenas do ponto de vista teórico-metodológico, mas também a partir das perguntas fundamentais acerca dos pressupostos que sustentam e motivam seus discursos. Impulsionados por uma espécie de reação ao sentimento de “crise da história”, isto é, de crise da capacidade de conferir uma explicação e um sentido coletivamente aceitos para as diferentes experiências sociais, os historiadores retomaram o questionamento sobre quais são os critérios que marcam a correção das análises científicas, quais são os valores que sustentam a investigação histórica, o que está em jogo para eles e seus pares quando escrevem e que revelam o significado mais substantivo e a destinação final do seu ofício. Alguns impasses também se manifestaram no ensino de história com a superabundância de passados interpelando os presentes do mundo, segundo o recente livro de Serge Gruzinsky. Por outro lado, a garantia da apresentação honesta das evidências por parte do historiador pode colaborar para a promoção da humildade sobre nossas preocupações atuais, exercendo uma atitude crítica em relação à maré chauvinista e a abertura para outros povos e culturas. Como propôs Lynn Hunt, talvez a história seja “a nossa melhor defesa contra a tirania". Esses debates sobre aquilo que é e não é História na atualidade, com os quais esse dossiê busca contribuir, tem, portanto, o olhar voltado para o futuro: trata-se de buscar entender aquilo que a História pode e deve ser caso queira manter seu papel de agente privilegiado da compreensão da realidade social, uma missão particularmente importante num momento em que a História passa a ser não apenas debatida, mas também recusada e mesmo atacada em diversos espaços públicos fora dos muros universitários.

Até o dia 15 de outubro de 2019, poderão ser enviadas propostas de artigos, respeitando-se, criteriosamente, as normas da revista.
 
Publicado: 2019-02-26
 
Outras notícias...

v. 12, n. 23 (2018): Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura


Capa da revista