PROMETEUS FILOSOFIA

No quadriênio 2013-2016, A PROMETEUS FILOSOFIA (2176-5960) obteve QUALIS B1 em FILOSOFIA, DIREITO e CIÊNCIAS DA RELIGIÃO e B2 em SOCIOLOGIA e ARTES E MÚSICA.

Comemorando a criação do Pórtico de Epicteto, grupo que reúne os pesquisadores brasileiros em Epicteto, A PROMETEUS traz agora em seu logo o símbolo do novo grupo, que é um ipê amarelo estilizado. Para maiores informações sobre o grupo, cliquem no link abaixo:

 

 A revista PROMETEUS, Vinculada ao grupo de pesquisa VIVA VOX e editada em colaboração com a CÁTEDRA UNESCO/ ARCHAI, está hospedada na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS e publica artigos inéditos na área de filosofia e afins, em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa. O público-alvo é, fundamentalmente, o pós-graduado e o pós-graduando em filosofia. A revista funciona desde 2008, com periodicidade semestral.

 

A PROMETEUS FILOSOFIA engloba também o EDITORIAL PROMETEUS, que vem desde 2008 publicando textos sobre o estoicismo antigo e o contemporâneo. As edições do EDITORIAL PROMETEUS podem ser acessadas diretamente através da base de dados de nossa revista.

 

Notícias

 

Diga a Palavra! Primeiro Colóquio sobre o Insuperável Górgias de Leontinos em Sergipe

 

Com o apoio da Cátedra Unesco-Archai, do Viva Vox e da Pós-graduação em Filosofoia da UFBA, ocorrerá, entre os dias 9 e 10 de novembro de 107, na UFS, o evento

Diga a Palavra! Primeiro Colóquio sobre o Insuperável Górgias de Leontinos em Sergipe

O  objetivo geral do evento é realizar um evento de relevância nacional em Sergipe na área de história da filosofia antiga com a presença de pesquisadores de destaque do cenário nacional. Os objetivos específicos são promover o interesse dos jovens pesquisadores e da academia em geral pelo pensamento humanista do sofista Górgias de leontinos, que vem recebendo menos atenção do que mereceria entre os pesquisadores brasileiros de filosofia antiga e colaborar para a consolidação do PPGF/UFS como polo de pesquisa em filosofia clássica e helenística. Quanto ao objeto do colóquio, podemos dizer que o pensamento do sofista Górgias nos ajuda a pensar a pluralidade de costumes, de concepções de família, de orientações sexuais e de governo, pois reconhece, ao mesmo tempo, que é legítima a diversidade de costumes e que é preciso que o princípio da harmonia social se mantenha. O evento sobre Górgias, além disso, tanto trará para Sergipe alguns dos melhores pesquisadores em filosofia do Brasil, como Gabriele Cornelli (UnB), Rodolfo Lopes (UnB), Izabela Bocayuva (UERJ), quanto colocará Sergipe no roteiro dos eventos de Filosofia Antiga, o que hoje não ocorre, ajudando a consolidar o Mestrado em Filosofia da UFS, ao qual está vinculado.

Incrições e demais informações: vivavoxsergipe@yahoo.com.br 

 
Publicado: 2017-09-09 Mais...
 

Lançamento: Górgias de Leontinos

 
 

O presente volume contém artigos de Aldo Dinucci sobre Górgias anteriormente publicados em importantes revistas nacionais, junto com traduções suas de obras de Górgias (o Elogio de Helena, a paráfrase do MXG do Tratado do Não-ser e o Epitáfio. A seguir, temos as traduções de outros colaboradores: a paráfrase do Tratado do Não-Ser em Sexto Empírico, por Rodrigo Pinto de Brito e Rafael Huguenin, a Defesa de Palamedes, por Gabrielle Cavalcante, e os demais fragmentos gorgianos, traduzidos por Luís Márcio Fontes.

O livro é resultado de anos de pesquisa sobre o filósofo Górgias de Leontinos. Górgias, ao contrário de Platão, jamais buscou por uma definição do bem e da justiça, seu pensamento se abre para uma miríade de possibilidades, tendo sempre em vista o princípio da ordem social. Esse reconhecimento de Górgias de uma pluralidade de possibilidades para o bem e a virtude tornam seu pensamento absolutamente atual.

De fato, como pensar a pluralidade de costumes, de concepções de família, de orientações sexuais e de governo, senão reconhecendo, ao mesmo tempo, que é legítima a diversidade de costumes e que é preciso que o princípio da harmonia social se mantenha sem a intervenção de donos da verdade que se creem portadores de conhecimento apodítico sobre valores morais e políticos?

O pensamento de Górgias, nesse sentido, nos auxilia a pensar o mundo atual e além e evitar as armadilhas que nos levam para o atraso e para o abandono da civilização.

Para ocmprar, clique aqui:

http://www.oficinaeditora.com.br/livros/livros-publicados/836-gorgias-de-leontinos

 
Publicado: 2017-09-09
 
Outras notícias...

2017


Capa da revista