LEBRUN E A IDEIA TEOLÓGICA EM KANT

  • Paulo Roberto Pinheiro da Silva Pós-Doutorando pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.Fiz Mestrado em Kant;Doutorado em Hegele agora Pós-Doutorado na Fenomenologia do espírito.

Abstract

Nesse artigo, argumentamos com Lebrun que a ideia de Deus sobrevive em Kant não apenas como uma espécie de resquício dispensável, mas que essa ideia (mesmo que uma mera ideia) não deixa de ter sua função estruturadora em relação ao arremate do sistema. Seja como garantidor da lei moral, seja como fonte de unidade do sistema crítico.

Author Biography

Paulo Roberto Pinheiro da Silva, Pós-Doutorando pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.Fiz Mestrado em Kant;Doutorado em Hegele agora Pós-Doutorado na Fenomenologia do espírito.

Fiz toda minha fromação da FFLCH USP e em especial no DEpartmento de Filosofia.

No Mestrado, me dediquei ao estudo da Dialética Transcedental da Crítica e da razão pura e da Fundamentação da metafísica dos Costumes, tendo como fio condutor a questão da liberdade.

No Doutorado, estudei a obra de Jean Hyppolite, Gênese e estrutura da Fenomenologia do espírito de Hegel.

No Pós-Doutorado teenho porduzidos textos que procuram enfrentra a Fenomenologia do espírito como a consctrução conceitual do próprio princípio unificador da Filosofia de Hegel.

 

Na USP, já coordenei grupos de iniciação.

Em universidades particulares, já ministrrei aula de filosofia.

No momento, me dedicou apenas à leitura da Fenomenologia, à produção de textos e publicações.

Published
2019-07-20
How to Cite
Pinheiro da Silva, P. R. (2019). LEBRUN E A IDEIA TEOLÓGICA EM KANT. Prometheus - Journal of Philosophy, 12(34). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v12i34.11291
Section
Original Articles