EU E TU COMO PROPOSTA DIALÓGICA EM MARTIN BUBER

  • Maycon Renan da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Abstract

O filósofo e teólogo Martin Buber acentuou de forma clara duas atitudes que o homem pode ter frente ao mundo. Tais atitudes se traduzem pelas palavras-princípio Eu-Tu e Eu-Isso. A palavra-princípio Eu-Tu refere-se a uma atitude de encontro do Eu e do outro que se está em face. Encontro onde acontece a reciprocidade, a vida dialógica. A palavra-princípio Eu-Isso refere-se a coisas da experiência, coisas objetivantes, é quando se toma algo em sentido utilitário e não se vivencia o diálogo de forma autêntica. Para Martin Buber o indivíduo somente pode realizar-se de maneira plena através de um comprometimento verdadeiro com o próximo. Isso somente ocorrerá quando ele efetivar uma relação de diálogo e comprometimento com o outro, por meio da relação Eu-Tu.

Author Biography

Maycon Renan da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorando em Teologia pela PUC PR, Curitiba. Mestre em Teologia pela PUC PR, Curitiba. Bacharel em Teologia pela PUC PR, Londrina. Licenciado em FIlosofia pela PUC PR, Maringá.

Published
2020-03-13
How to Cite
da Silva, M. R. (2020). EU E TU COMO PROPOSTA DIALÓGICA EM MARTIN BUBER. Prometheus - Journal of Philosophy, 13(35). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v13i35.11903
Section
Original Articles