Ciências interdependentes: o problema da verdade no Sistema de la Psicología de Ortega y Gasset.

Authors

  • José Maurício de Carvalho Universidade Federal de São João del Rei
  • Mauro Sérgio de Carvalho Tomaz Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v8i18.3376

Abstract

O presente trabalho busca evidenciar os pontos principais da leitura da obra póstuma Sistema de la Psicologia do filósofo espanhol José Ortega y Gasset com o propósito de explicitar o que o autor entende por verdade, a saber: a importância do que ele chama de “problemas nodales”, bem como a (im)possibilidade da existência das ciências independentes e de sua relação com a verdade que formulam e que, dita dessa forma, se daria isoladamente no trato com determinados objetos, mas que isoladamente não pode ser classificada como Verdade. Conclui-se, então, com a importância desta concepção não só para a busca da Verdade empreendida pela Filosofia e, ademais, no desenvolver do pensamento orteguiano, como também para todo conhecimento que queira fundamentar-se como ciência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Maurício de Carvalho, Universidade Federal de São João del Rei

Professor titular da Universidade Federal de São João del-Rei e responsável pelo grupo de pesquisa Santos.

Mauro Sérgio de Carvalho Tomaz, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei, integrante do grupo de pesquisa Santos e bolsista pelo PIBIC FAPEMIG.

Published

2015-02-19

How to Cite

Carvalho, J. M. de, & Tomaz, M. S. de C. (2015). Ciências interdependentes: o problema da verdade no Sistema de la Psicología de Ortega y Gasset. Prometheus - Journal of Philosophy, 8(18). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v8i18.3376

Issue

Section

Original Articles

Most read articles by the same author(s)