A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA HEGELIANO: a partir de Spinoza e Kant

Authors

  • Wellington Lima Amorim Universidade Federal do Maranhão
  • Renato Nunes Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luis Felipe Alves Ribeiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v10i23.5555

Abstract

Para compreender o projeto hegeliano é necessário entender o que significa substância em Spinoza e sujeito livre em Kant. E para isto, é conveniente voltar-se para a Ética de Spinoza, Crítica da Razão Prática e Fundamentação da Metafísica dos Costumes de Kant. Conforme se observa, o próprio Hegel diz no prefácio da Fenomenologia do espírito (FE): “Segundo minha concepção - que só deve ser justificada pela apresentação do próprio sistema -, tudo decorre de entender e exprimir o verdadeiro não como substância, mas também, precisamente, como sujeito”.  Hegel tenta deduzir toda a realidade até o absoluto e, para isso, parte da noção de substância e a confronta com a noção de sujeito livre em Kant. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009).

Atualmente professor Adjunto III DE da Universidade Federal do Maranhão. Membro e sócio individual da Latin American Studies Association (LASA). Professor do Mestrado de Ética e Epistemologia da Universidade Federal do Piaui. Professor do Mestrado de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Experiência na área de Filosofia e Ética. Autores: Hegel, Heidegger, Nietzsche, Kiekergaard, Richard Rorty, Cioran.

A ênfase está nos seguintes temas: Contingência, Ética, violência, Estado, racionalização, técnica, dispositivo técnico, niilismo, modernidade e pós-modernidade.

Renato Nunes Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Filosofia. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Luis Felipe Alves Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Psicologia - Bolsista de Iniciação Científica.

Published

2017-06-17

How to Cite

Amorim, W. L., Bittencourt, R. N., & Alves Ribeiro, L. F. (2017). A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA HEGELIANO: a partir de Spinoza e Kant. Prometheus - Journal of Philosophy, 10(23). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v10i23.5555

Issue

Section

Original Articles