A LUTA POR RECONHECIMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS DO PENSAMENTO DE AXEL HONNETH

Autores

  • Everton Garcia da Costa PPGS/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i26.6783

Resumo

Este artigo procurou refletir sobre alguns aspectos teóricos acerca da Teoria do Reconhecimento desenvolvida por Axel Honneth. Herdeiro da tradição teórica do pensamento crítico frankfurtiano – do qual se destacam pensadores como Adorno, Horkheimer, Marcuse e Habermas –, Honneth propõe uma inovadora teoria normativa dos conflitos sociais. Como fio condutor de sua análise, emerge o argumento de que a evolução social está estruturada pelos conflitos morais dos sujeitos sociais, em busca do reconhecimento recíproco de suas identidades. Assim, ao desenvolver sua teoria, Honneth articula elementos da Teoria Crítica, da filosofia do jovem Hegel e da psicologia social de Mead. Este artigo tem justamente o ensejo de refletir sobre a teia conceitual sobre a qual Honneth fundamenta sua proposta teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Garcia da Costa, PPGS/UFRGS

Estudante do curso de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Sociais e Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Grupo de Estudos Sobre Universidade (GEU Sociologia/UFRGS). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Como Citar

Costa, E. G. da. (2018). A LUTA POR RECONHECIMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS DO PENSAMENTO DE AXEL HONNETH. Prometeus Filosofia, 11(26). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i26.6783