MARX E NIETZSCHE: POSIÇÕES ACERCA DO PROGRESSO

Authors

  • Ednei de Genaro UFMS - Professor Dr. Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i28.8458

Abstract

Procuramos investigar a noção do progresso em dois pensadores: Karl Marx e Friedrich Nietzsche. No século XIX, o paradigma do progresso, ancorado no pensamento humanista-iluminista, baseou-se fortemente em uma compreensão que enalteceu um valor teleológico, de temporalidade linear, contínua e irreversível, de ampliação da liberdade humana e da racionalidade da história. Hegel foi quem ofereceu bases importantes para este pensamento. Na posição prometeica de Marx, destacada por sua crença na racionalidade inerente à história e à ciência, permanecemos – ainda que de forma original e percebendo limites – muito próximos ao pensamento humanista-iluminista hegeliano, desenvolvendo, especificamente, um otimismo último acerca do progresso, enquanto positividade e possibilidade de revelar e acelerar a resolução das contradições socio-históricas erguidas com o modo de produção capitalista. Por sua vez, na posição dionisíaca de Nietzsche, destacada por sua descrença na racionalidade inerente à história e à ciência, temos uma crítica categórica ao pensamento humanista-iluminista, desenvolvendo, especificamente, uma oposição ao “falso ídolo” progresso, enquanto valor mediocrizante das potências da vida e constituidor de uma variante decadente de vontade de poder niilista. Em considerações finais, assinalamos algumas positividades e negatividades das posições dos dois pensadores, evidenciando, por fim, um posicionamento contemporâneo sobre a noção.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ednei de Genaro, UFMS - Professor Dr. Ciências Sociais

Autor 1: Ednei de Genaro. Graduado em Geografia (Unicamp); Mestre em Sociologia Polìtica (UFMS); Doutor em Comunicação (UFF). Professor de Ciências Sociais na UFMS.

Autor 2: Robson Gabionetta. Graduado em Filosofia (Unicamp); Mestre em Filosofia (Unicamp). 

Published

2018-12-12

How to Cite

Genaro, E. de. (2018). MARX E NIETZSCHE: POSIÇÕES ACERCA DO PROGRESSO. Prometheus - Journal of Philosophy, 11(28). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i28.8458

Issue

Section

Original Articles