A IGUALDADE E ALTERIDADE COMO FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS PARA A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DE FRANCISCO DE VITÓRIA

Authors

  • Naiara Fernandes Mendonça Escola Superior Dom Helder Câmara
  • Beatriz Souza Costa Escola Superior Dom Helder Câmara

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i31.9372

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar quais os fundamentos ético-filosóficos estruturam o instituto do patrimônio cultural imaterial, a fim de se buscar maior eficácia dos meios de proteção e reconhecimento de uma diversidade cultural, tendo em vista a dificuldade de resguardar a cultura do outro, bem como de se afirmar uma inclusão cultural. Para tanto, a pesquisa pauta-se no método qualitativo e indutivo, analisando tanto o instituto do patrimônio cultural, como as teorias de Francisco de Vitória, que permitem estabelecer a igualdade e alteridade como fundamentos ético-filosóficos daquele, concluindo, portanto, pela necessidade de se observar ambos os princípios no momento de se estabelecer mecanismos de proteção ao patrimônio cultural, como também na disseminação de políticas públicas voltadas à educação cultural, proporcionando, assim, maior diversidade e inclusão cultural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Naiara Fernandes Mendonça, Escola Superior Dom Helder Câmara

Mestranda em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara.

Beatriz Souza Costa, Escola Superior Dom Helder Câmara

Doutora e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Pós-graduação em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara e  Pró-reitora de Pesquisa da Escola Superior Dom Helder Câmara .

Published

2019-12-05

How to Cite

Mendonça, N. F., & Costa, B. S. (2019). A IGUALDADE E ALTERIDADE COMO FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS PARA A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DE FRANCISCO DE VITÓRIA. Prometheus - Journal of Philosophy, 11(31). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i31.9372

Issue

Section

Original Articles