O IMPERATIVO CATEGÓRICO KANTIANO NO JULGAMENTO DE OTTO ADOLF EICHMANN NO TRIBUNAL DE JERUSALÉM

Authors

  • Sérgio Amaral Tibiriçá Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo
  • João Carlos Dias Filho Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i30.9703

Abstract

Na obra Eichmann em Jerusalém – um relato sobre a banalidade do mal, Hannah Arendt descreve em determinada passagem que o réu Otto Adolf Eichmann invoca o imperativo categórico de Immanuel Kant, na busca de justificar sua conduta criminosa no massacre ocorrido na Alemanha nazista. Inertes numa sociedade desfigurada e que apresentava novas leis, tanto o réu quanto os demais criminosos viviam sob um véu de cegueira, que não poderia, porém, ser fundamento para a barbaridade cometida. Pretende-se com esse artigo elucidar o imperativo categórico de Kant empregado na ótica das leis da razão e, analisar o mau uso da autoridade de Kant por Eichmann.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sérgio Amaral Tibiriçá, Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo

Doutor e Mestre em Sistema Constitucional de Garantias pela Instituição Toledo de Ensino – ITE de Bauru. Professor do Mestrado e Doutorado da mesma instituição (ITE-Bauru). Mestre em Direito das Relações Sociais pela Unimar. Especialista em interesses difusos pela Escola Superior do Ministério Público - SP. Coordenador da Faculdade de Direito de Presidente Prudente / FDPP do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo e professor titular da disciplina de Teoria Geral do Estado, Direito Internacional e Direitos Humanos.  Membro da Asociación Colombiana de Derecho Procesal Constitucional e da Asociación Mundial de Justicia Constitucional.

João Carlos Dias Filho, Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo

Discente do curso de Direito do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo. Participa dos grupos de estudos de Direito Internacional Constitucional, de "Studies on Public/Private International Law" e de Direito Econômico e Empresarial.

Published

2019-07-29

How to Cite

Amaral Tibiriçá, S., & Dias Filho, J. C. (2019). O IMPERATIVO CATEGÓRICO KANTIANO NO JULGAMENTO DE OTTO ADOLF EICHMANN NO TRIBUNAL DE JERUSALÉM. Prometheus - Journal of Philosophy, 11(30). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i30.9703

Issue

Section

Original Articles