Nova edição

2022-06-20

Caros leitores,

É com satisfação que divulgamos mais uma edição da Revista Controladoria e Gestão (RCG). Neste volume temos 5 artigos oriundos da parceria entre a RCG e o II Encontro de Ciências Contábeis (ENCCONT) da Faculdade Católica do RN. Os trabalhos aprovados e apresentados no referido evento foram selecionados para o fast track neste periódico.

Iniciamos a leitura deste volume com o artigo de autoria de Isabelle Marianne Ferreira Mendes, Mariza Camila de Miranda, Andressa Ruth Sousa Santos, Mateus Silva Batista e Sergio Luiz Pedrosa Silva, onde se verificou a relação entre a situação econômico-financeira e as conquistas do Clube de Regatas do Flamengo de 2017 a 2020.

Em seguida, temos o texto de Marquisia Mirela de Oliveira Lima Medeiros, Mariza Camila de Miranda, Mateus Silva Batista, Sergio Luiz Pedrosa Silva e Jorge Fernandes Jales Neto, que buscou identificar se a contabilidade rural para pequenos produtores está sendo utilizada como ferramenta de gestão e controle no desenvolvimento das atividades da propriedade rural.

O terceiro trabalho desta edição foi escrito por Vitória Giovana Mota Oliveira, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Geison Calyo Varela de Melo, Wênyka Preston Leite Batista da Costa e Jandeson Dantas da Silva, apresentando como objetivo identificar os fatores de sucesso para o profissional contábil atuar frente ao mercado competitivo sob a ótica dos discentes de Ciências Contábeis.

Meireluce dos Santos Costa Faustino, Adriana Martins de Oliveira e Jerferson Freitas da Silva, autores do quarto artigo, analisaram como contabilidade, transparência e accountability é percebida por entidades sem fins lucrativos do terceiro setor do município de Mossoró/RN.

E, por fim, buscando desenvolver um mapa estratégico a partir da análise dos ambientes interno e externo de uma empresa, medindo o grau de aplicabilidade dos objetivos operacionais definidos pela empresa estudada, apresentamos o quinto artigo desta edição, de autoria de Francisca Noeme Moreira de Araújo, Antônio Edmar da Silva Cavalcante, Débora Evellyn Bezerra de Morais, Wdson Thiago de Lima Costa, Wendy Karla Medeiros de Souza Bezerra.

Esperamos que os trabalhos divulgados nesta edição possam contribuir para fomentar novas discussões na área de gestão empresarial e que novos estudos científicos possam surgir a partir da leitura de mais esse volume da RCG.

Compartilhe com seus pares os artigos aqui publicados e esperamos também receber em breve novas pesquisas e investigações. Nosso periódico recebe trabalhos em fluxo contínuo com publicação de novas edições a cada semestre.

Boa leitura!

Os editores.

Acesse em: https://www.seer.ufs.br/index.php/rcg/issue/view/1178