O Portal de Transparência de Sergipe: uma ferramenta potencializada para auxiliar os estudantes no exercício da cidadania e do controle social

Autores

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a importância do Portal de Transparência no Estado de Sergipe para os estudantes do Curso de Ciências Contábeis no interior de Sergipe. Dentro de um contexto de corrupção e consolidação democrática, por meio do acesso a informações sobre diferentes aspectos da gestão pública, através da transparência na administração pública, esta pesquisa se classificou como descritiva, com abordagem de caráter quantitativo. Para a obtenção dos resultados e o atendimento ao objetivo, utilizou-se a aplicação de questionário, por meio do qual se efetuou a análise dos dados coletados dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis, em relação ao portal eletrônico do Estado de Sergipe. Em relação aos resultados, obtidos, pôde-se destacar que, no que se refere ao nível do conhecimento do Portal da Transparência, apenas 18,8% dos estudantes consideraram não possuir conhecimento, enquanto 34,4% consideraram ter um bom conhecimento. Entretanto, esses mesmos respondentes informaram que raramente (50%) e nunca (43,8%) acessa o portal da Transparência do Estado de Sergipe, mesmo achando que esse portal se constitui como importante instrumento para que a população tenha acesso a informações sobre diferentes aspectos da gestão pública, contribuindo para a participação e o controle social. Sendo assim, a investigação apontou que a maioria dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis não acessa o Portal da Transparência, apesar de terem conhecimento sobre o mesmo. Logo, apesar do Portal da Transparência ser uma ferramenta instiga os cidadãos na cobrança das informações aos entes públicos ainda que essas informações necessitem de aprimoramento para se tornarem uteis ao cidadão, neste estudo, o Portal da transparência não foi considerado como uma ferramenta em potencial para auxiliar os estudantes no exercício da cidadania e controle social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adailton de Andrade Portela Filho, Universidade Federal de Sergipe

Estudante do curso Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

ALBUQUERQUE, Claudiano Manoel de; MEDEIROS, Márcio Bastos; FEIJÓ, Paulo Henrique. Gestão de finanças públicas: fundamentos e práticas de planejamento, orçamento e administração financeira com responsabilidade fiscal. 3. ed. Vol. I. Brasília, 2013.

BEUREN, I.M; LONGARAY, A.A; RAUPP, F.M; SOUSA, M.A.B; COLAUTO, R.D;

PORTON, R.A.B. Como elaborar trabalhos Monográficos em Contabilidade. 3. edição, São Paulo, Editora Atlas, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: 1988.

BRASIL. Lei de Responsabilidade Fiscal. Lei Complementar n° 101, de 04 de Maio de 2000. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 2000.

BRASIL. Lei da Transparência. Lei Complementar n° 131, de 27 de Maio de 2009. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 2009.

BRASIL. Lei de Acesso à Informações Públicas. Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011. Presidência da República. Casa Civil. Brasília, 2011.

BRESSER-PEREIRA, Luis Carlos. “As formas de responsabilização na gestão pública”.

In: BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos & GRAU, Nuria Cunill (Coord.). Responsabilização na administração pública. São Paulo: Clad/Fundap, 2006.

BULGARIM, M. C. C.. et al. Orçamento familiar e controle social - instrumentos de organização da sociedade. 2. Ed. Brasília/DF: 2011.

CAMPOS. Rosana; PAIVA, Denise; GOMES. Suely. Gestão da informação pública: um estudo sobre o Portal Transparência Goiás. 2013. Revista Sociedade e Estado - Volume 28 Número 2 Maio/Agosto 2013.

COSTA, Carlos Eduardo de Mira; SILVA, Luiz Antonio Raponi. O Controle Social e a Transparência na Gestão Pública. http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/o-controle-social-e-a-transparencia-na-gestao-publica. 2019.

FIGUEIREDO, Vanuza da Silva; SANTOS, Waldir Jorge Ladeira dos. Transparência e controle social na administração pública. In: Revista Temas de Administração Pública, v.8, n 1, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. edição, São Paulo, Editora Atlas, 2008.

HOSSER, C.; CRUZ, A. P. C., MACHADO, D. G.; QUINTANA, A. C. Portal da transparência: um estudo comparativo entre os municípios de Porto Alegre e

Pelotas. ConTexto, v. 15, n. 30. p. 94-110, 2015.

JAMBEIRO, O. F.; SOBREIRA, R.; MACAMBIRA, L. e-Governo, Participação e Transparência de Gestão. In: CONFERÊNCIA ACORN-REDECOM, 5. 2011, Lima. Anais... Lima: Universidad San Martins de Porres, 2011. p. 159-168.

MARTINS JÚNIOR, Wallace Paiva. Transparência Administrativa: publicidade, motivação e participação popular. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

PINHO, J. A. G. Investigando portais de governo eletrônico de estados no Brasil: muita tecnologia, pouca democracia. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, ano 42, n.3, p.471- 493, maio/jun. 2008.

Portal da Transparência, Controle Social. Disponível em: <http://www.portaldatransparencia.gov.br/controleSocial/>. Acesso em 12 de maio de 2019.

Portal da Transparência do Estado de Sergipe. O Portal. Disponível em: http://www.transparenciasergipe.se.gov.br/TRS/Informacoes/OPortal.xhtml. Acesso em: 10 de maio de 2019.

Portal da Transparência do Estado de Sergipe. O que é e como funciona. Disponível em: http://www.portaltransparencia.gov.br/sobre/o-que-e-e-como-funciona. Acesso em: 12 de junho de 2019.

Portal da Transparência do Estado de Sergipe. Controle social. Disponível em: http://www.portaltransparencia.gov.br/pagina-interna/603399-controle-social. Acesso em: 20 de out. de 2019.

RAUPP, F. M. Construindo a accountability em câmaras municipais do estado de Santa Catarina: uma investigação nos portais eletrônicos. Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, 2011.

SILVA, Carlos Roberto Almeida da. Princípio da transparência na Administração Pública, 2013. Disponível em <https://ralmeidasgc.jusbrasil.com.br/artigos/113024627/principio-da-transparencia-na-administracao-publica >.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

de Andrade Portela Filho, A., & Luiza Almeida Correia, S. (2019). O Portal de Transparência de Sergipe: uma ferramenta potencializada para auxiliar os estudantes no exercício da cidadania e do controle social. Revista Controladoria E Gestão, 1(1), 82–98. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rcg/article/view/12749