Perfil dos Acadêmico em Relação a Educação Financeira: Curso de Ciências Contábeis - Joinville e Jaraguá do Sul

Autores

  • Daniel Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE JOINVILLE

Palavras-chave:

Educação Financeira, Perfil Acadêmico, Finanças Pessoais

Resumo

No presente trabalho buscou-se apresentar as características de acadêmicos matriculados em cinco Instituições de Ensino Superior (IES) no curso de Ciências Contábeis em Joinville/SC e Jaraguá do Sul/SC, em relação a educação financeira e como lidam na prática com suas despesas e investimentos. O objetivo foi de descrever o perfil dos futuros profissionais em relação a educação financeira e controle pessoal. A abordagem da pesquisa é quantitativa, no qual, para a coleta de dados, foi aplicado o questionário, seguindo o Modelo Halpern (2003) que trata as finanças pessoais em três aspectos: Educação Financeira, Gestão de Crédito e Gestão de Ativos. Em relação aos resultados, os acadêmicos em Educação Financeira, demonstraram significativamente ter conhecimento em finanças pessoais, porém, não possuem o hábito da leitura e não dialogam com os familiares sobre o tema. Referente a Gestão de Crédito, na sua maioria, não possuem financiamento/empréstimos, por essa maioria representar jovens; apresentaram, também, uma média maior do que a média brasileira de pessoas que conseguem controlar suas dívidas de acordo com seus ganhos. Sobre Gestão de Ativos, mais de 70% não possuem investimento em previdências e outros investimentos privados, porém, destaca-se o desinteresse pela leitura e a falta de atualização dos acadêmicos pelo assunto de investimentos e previdência privados, apenas 28% afirmam ler e se atualizar sobre esse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARCAT, George; BELINKY, Aron; MATTAR, Helio. O Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito. 1ª. ed. São Paulo: Instituto Akatu, 2006. 146 p.

BODIE, Zvi; KANE, Alex; MARCUS, Alan J. Investimentos. 10ª. ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda., 2015. 185 p.

CALLEJA, José Manuel Ruiz. Os professores deste século. Algumas reflexões. Revista Institucional Universidad Tecnológica del Chocó Investigación Biodiversidad y Desarrollo, v. 27, n. 1, 2008.

CAMARGO, C. Planejamento financeiro pessoal e decisões financeiras organizacionais: relações e implicações sobre o desempenho organizacional no varejo. Curitiba, 2007. Centro de Pesquisa e PósGraduação em Administração, Universidade Federal do Paraná, 2007.

CERBASI, G. P. Casais inteligentes enriquecem juntos. São Paulo: Gente, 2004.

CERVO, A. L.; BERVIAN; P. A. Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983

FINANCENTER. Seu guia de finanças pessoais. Disponível em: <http://www.financenter.com.br>. Acesso em: 03 de abr de 2020

FRANKENBERG, Louis. Seu Futuro Financeiro: Você é o maior responsável. 13ª. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 417 p.

GITMAN, Lawrence J.; JOEHNK, Michael D. Princípios de investimentos. 8ª. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005. 451 p.

GECOM/CNC. Endividamento das famílias cresce pelo nono mês consecutivo. 2019. Disponível em: http://cnc.org.br/editorias/economia/noticias/endividamento-das-familias-cresce-pelo-nono-mes-consecutivo. Acesso em: 01 de abr de 2020.

MARTINS, Danylo. Assunto dinheiro ainda é tabu em família, mostra a pesquisa. Disponível em: <https://valor.globo.com/financas/noticia/2015/02/24/assunto-dinheiro-ainda-e-tabu-em-familia-mostra-pesquisa.ghtml>. Acesso em: 13 de maio de 2020.

MATTAR, B. Oferta e demanda de informação financeira pessoal: O programa de educação financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. 2007. 201 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília.

MAXIMIANO, Antonio Cesár Amaru. Fundamentos de Administração. São Paulo: Atlas, 2004

OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). OECD’s Financial Education Project. Assessoria de Comunicação Social, 2004.

SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Cresce para 63% o número de consumidores que controlam suas finanças. Disponível em: < https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas/pesquisa/5873>. Acesso em 19 maio de 2020

SILVA, J. P. da. Gestão e análise de risco de crédito. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

SELEME, Laila Del Bem. Finanças sem complicações. São Paulo: Editora Intersaberes, 2012.

SPC BRASIL (Serviço de Proteção ao Crédito). Educação Financeira e a Gestão do Orçamento Familiar. 2018
PEREIRA, M. A.; VIDAL, T. L.; AMORIM, T. N.; FÁVERO, L. P. L. Decision process based on personal finance books: is there any direction to take?. Revista de Economia e Administração, v. 9, n. 3, p. 407-425, 2010.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Silva, D. (2021). Perfil dos Acadêmico em Relação a Educação Financeira: Curso de Ciências Contábeis - Joinville e Jaraguá do Sul. Revista Controladoria E Gestão, 2(1), 402–414. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rcg/article/view/14119