Proposição de um Mapa Estratégico Em Uma Pequena Empresa

Autores

  • Francisca Noeme Moreira de Araújo Universidade Potiguar - UNP
  • Antônio Edmar da Silva Cavalcante
  • Débora Evellyn Bezerra de Morais
  • Wdson Thiago de Lima Costa
  • Wendy Karla Medeiros de Souza Bezerra

Palavras-chave:

Administração; Planejamento Estratégico; Mapa Estratégico

Resumo

Este trabalho trata do estudo na área de gestão estratégica com ênfase na criação de um mapa estratégico em uma empresa do segmento de informática, que trabalha com prestação de serviços, locação de equipamentos do seguimento como computadores, impressoras, copiadoras e venda de componentes de hardware. O objetivo deste estudo, consiste em desenvolver um mapa estratégico a partir da análise de ambiente. Para a realização desta pesquisa foram realizadas entrevistas com a diretoria da empresa e pesquisas do mercado que a empresa está inserida. A elaboração do mapa é realizada com base nos diversos aspectos organizacionais em termos de posicionamento do negócio, forças internas e externas que influenciam e atingem a empresa, a situação na qual se encontra e qual o cenário desejável que a direção almeja chegar no futuro, considerando a visão da diretoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIAVENATO, I. Fundamentos de Administração: planejamento, organização, direção e controle para incrementar competitividade e sustentabilidade. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. Tradução de Luiz Euclydes Trindade. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14ª. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

OLIVEIRA, D. D. P. R. D. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 23ª. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Tradução de Elizabeth Maria de Pinho Braga. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

THOMPSON JR., A. A.; STRICKLAND III, A. J.; GAMBLE, J. E. Administração Estratégica. Tradução de Roberto Galman e Katia Aparecida Roque. 15ª. ed. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2008.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Moreira de Araújo, F. N., da Silva Cavalcante, A. E. ., Bezerra de Morais, D. E. ., de Lima Costa, W. T., & Medeiros de Souza Bezerra, W. K. (2022). Proposição de um Mapa Estratégico Em Uma Pequena Empresa. Revista Controladoria E Gestão, 3(2), 775–789. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rcg/article/view/17290