Contabilidade Rural e o Pequeno Produtor:

estudo de caso em uma propriedade rural do município de Apodi/RN

Autores

Palavras-chave:

Contabilidade Rural, Relevância, Agronegócio, Pequeno Produtor

Resumo

Este trabalho versou acerca do uso da contabilidade rural por pequenos produtores. Apresentando como objetivo geral identificar se a contabilidade rural para pequenos produtores está sendo utilizada como ferramenta de gestão e controle no desenvolvimento das atividades da propriedade rural. Para alcançar o objetivo deste estudo foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa da modalidade estudo de caso. Foi conduzida uma entrevista, do tipo semiestruturada, com a proprietária do Sítio Várzea da Salina, no município de Apodi/RN, por meio da Plataforma Google Meet. Os resultados evidenciaram que a propriedade não é gerida com todo o aparato possível do profissional da contabilidade. Os proprietários respeitam o princípio da entidade e fazem a separação do patrimônio de suas pessoas física e jurídica; porém desconhecem das vantagens propiciadas pelo assessoramento contábil. O controle do negócio, adquirido pela experiência, é suportado de maneira singela desde os registros à execução. Conclui-se, portanto, que existe um potencial a ser explorado na região pesquisada e uma notória carência de suporte do profissional contábil a estes pequenos produtores rurais, cuja tomada de decisão certamente seria conduzida com mais acerto e permitiria negócios mais produtivos e lucrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marquisia Mirela de Oliveira Lima Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN)

Bacharel em Ciências Contábeis, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN)

Mariza Camila de Miranda, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestranda em administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada (especialista) em Normas de Contabilidade - IFRS pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integrante do GREEF (Grupo de Estudos Econômico-Financeiros) na Linha de Pesquisa: Finanças Comportamentais e o Sentimento do Investidor. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Produção científica nas áreas contábil e administrativa.

Mateus Silva Batista, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pós Graduando em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), atualmente, exercendo a função de Contador no escritório Contábil AM Contabilidade, possuindo também a vivência na elaboração de trabalhos científicos na área de Contabilidade.

Sergio Luiz Pedrosa Silva, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN)

Doutor pela UFPE, (2019),Temas de estudo: Geografia Econômica (aglomerados Produtivos), Mestre em Eng. Produção pela UFSC, (2001). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, planejamento tributário, controle interno e controladoria. Lecionando em Cursos de Graduação e Pós-graduação. Editor da Revista Conhecimento Contábil. Coordenador do II Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UERN). Membro da Academia Norteriograndense de Ciências Contábeis - ACADERNCIC. Professor das disciplinas de Auditoria I e II e Pericia Contábil. Atua como Perito Contábil há mais de 10 anos e como auditor de entidades públicas (Municípios).Instrutor da SBE. Desenvolve o projeto de extensão Núcleo de Apoio da Execução Orçamentária (NAEO).

Jorge Fernandes Jales Neto, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994) , especialista em Contabilidade Gerencial, mestrado em Ciências da Educação/Área de especialização de Tecnologia Educativa. Atualmente é docente de ensino superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Técnico em Contabilidade do IFRN- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró e atua junto ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte como Perito-Contador. Tem experiência na área de Administração e Orçamento Público, Licitações com ênfase em Ciências Contábeis. 

Referências

ANDRADE, M. T. A.; DIAS, E. C.; GOMES FILHO, A. S. Contabilidade Rural: um estudo com pequenos produtores rurais do sítio Barra no município de Orós, Ceará-Brasil. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, [s.l], v. 13, p. 164 -174, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1489/0. Acesso em: 7 de mai. de 2021.

BARBOSA, J. F. M.; RODRIGUES, S. J. L. Contabilidade Rural: a importância do contador nas empresas rurais de pequeno porte no município de Ouro Verde de Goiás-GO. Centro Universitário de Anápolis. Anápolis, p. 16. 2017. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/sncma/article/view/221. Acesso em: 12 de mar. de 2021.

BERTANHA, R. C.; CARVALHO, A. C. G,; COSTA, M. R.; SILVA, A. C. Planejamento Tributário para Produtores Rurais da Região da Alta Mogiana. Diálogos em Contabilidade: teoria e prática (Online), [s.l], v. 6, jan./dez., 2018. Disponível em: http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/dialogoscont/article/view/1951 Acesso em: 8 de mar. de 2021.

BORTOLUZZI, C. A. P.; CAMARGO, T. F.; DALEASTE, J. C.; MOURA, G. D.; ZANIN, A. Influência da Complexidade Organizacional na Mensuração dos Ativos Biológicos das Companhias Abertas Listadas da B3. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 11, p. 1 – 20, jan./jun., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/13841/10664. Acesso em: 23 de fev. de 2021.

CAMPAGNONI, M.; MACEDO, V. M.; ROVER, S. Ativos Biológicos nas Companhias Abertas no Brasil: conformidade com o CPC 29 e associação com características empresariais. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 10, set./dez., 2015. Disponível em: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/viewArticle/2670. Acesso em: 12 de mar. de 2021.

CARDOSO, C. T. G.; PEREIRA, M. J. dos S.; SOUZA, D. S. Contabilidade Rural: a importância da contabilidade aplicada aos pequenos produtores rurais. Revista Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, p. 95-106. Março 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7681/3831. Acesso em: 5 de fev. de 2021.

CARVALHO, L. O. R.; DUARTE, F. R.; MENEZES, A. H. N.; SOUZA, T. E. S. Metodologia Científica Teoria e Aplicação na Educação a Distância. Petrolina: [s.n.], 2019. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/dacc/noticias/livro-univasf/metodologia-cientifica-teoria-e-aplicacao-na-educacao-a-distancia.pdf. Acesso em: 18 de fev. de 2021.

CORRÊA, E. J.; SOUZA, M. S. L.; VASCONCELOS, M. Iniciação à Metodologia: trabalho de conclusão de curso. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Belo Horizonte, p. 78. 2018. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/Iniciacao-metodologia-versao-final.pdf. Acesso em: 2 de abr. de 2021.

CREPALDI, S. A. Contabilidade rural: uma bordagem decisoria. 7º. ed. [S.l.]: Atlas, 2011.

CREPALDI, S. A. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 8. ed. São paulo: Atlas, 2016.

DALPIVA, V.; DOMENICO, D. D.; NESPOLO, D.; KRONHARDT, J. Mensuração do ativo biológico na contabilidade rural: avaliação de um agronegócio no setor de viticultura. Revista Eletronica de Ciêncicias Sociais Aplicadas (RECSA), Garibaldi, v. 7, jan./jun., 2018. Disponível em: https://revista.fisul.edu.br/index.php/revista/article/view/95/90. Acesso em: 4 de abr. de 2021.

EICHLER, V.; PARREIRA, P. A. A Importância da Gestão em Propriedade Rural. Escola de Ciências Agrárias e Biológicas. Goiânia-GO, p. 56. 2020. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/316/1/TCC%20PALOMA%20ALVES%20PARREIRA.pdf. Acesso em: 12 de abr. de 2021.

FAVERO, H. L.; LONARDONI, M.; SOUSA, C.; TAKAKURA, M. Contabilidade teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

FERNANDES, M. S. A Importância da Contabilidade Rural na Agricultura Familiar na cidade de Monte Negro - RO. Faculdade de Educação e Meio Ambiente. Ariquemes – RO, p. 33. 2019. Disponível em http://repositorio.faema.edu.br/bitstream/123456789/2619/1/Marcelo.pdf. Acesso em: 23 de fev. de 2021.

FRAÇÃO, L.; LADWIG, N. I.; OLIVEIRA, B. J. M. Planejamento e gestão territorial um caminho para a sustentabilidade rural. Revista Tecnologia e Ambiente, Criciúma, v. 26, 2020. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ye1TIzENNwQJ:periodicos.unesc.net/tecnoambiente/article/download/6217/pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 18 de mar. de 2021.

FREITAS, E. C.; PRODANOV, C. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo - RS: FEEVALE, 2013.Disponível em https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf. Acesso em 6 de fev. de 2021.

FREITAS, M. N.; PASSOS, R.; TORRES, A. H. F. Qualificação de Gestores de Propriedades Rurais. Revista Agropampa, v. 1, p.14-28, n. 1, jan./jun., 2020.Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/Agropampa/issue/view/338/14. Acesso em: 12 de mar. de 2021.

GAZZOLAA, S. B.; WOIDA, L. M. Comportamento Informacional e o Uso das Informações Contábeis no Agronegócio. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, [s.l] v. 6, 2020. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/113/237. Acesso em: 3 de mar. de 2021.

GIMENES, F. M. P.; GIMENES, R. M. T. Agronegócio Cooperativo: a transição e os desafios da competitividade. Cadernos de Economia - Curso de Ciências Econômicas, Unochapecó, jan./jun., 2006. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235579551.pdf. Acesso em 20 de fev. de 2021.

MENDONÇA, I. P. M.; OLIVEIRA FILHO, M. L. Contabilidade Aplicada ao Agronegócio: Evidenciação e Mensuração dos Ativos. Congresso UFPE de Ciências Contábeis, v. XII. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/SUCC/article/view/236987/30186. Acesso em 14 de mar. de 2021.

MONTOTO, E. Contabilidade Geral Esquematizado. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

OLIVEIRA, D. H. Análise do Perfil da Produção Científica da Contabilidade Aplicada ao Agronegócio. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 25. 2018. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/15528/2/TCCG%20-%20Ci%c3%aancias%20Cont%c3%a1beis%20-%20Deborah%20Hione%20de%20Oliveira%20-%202018.pdf. Acesso em: 3 de mar. de 2021.

OLIVEIRA, E. S.; SILVA, M. A. Plantas Portadoras: efeitos da reclassificação dos ativos biológicos nos indicadores economico-financeiros, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23825/1/PlantasPortadorasEfeitos.pdf. Acesso em 15 de fev. de 2021.

SILVA, S. A. D. A Importância da Gestão nas Pequenas Propriedades Rurais. Revista Acadêmica Conecta, [s.l], 2017. Disponível em: http://revista.fasf.edu.br/index.php/conecta/article/view/65/pdf. Acesso em: 18 de mar. de 2021.

SILVA, E. C. M.; SILVA, P. M.; SILVA, A. A Importância da Contabilidade Rural para a Gestão Rural. Revista Eletrônica Organizações e Sociedade, Iturama, v. 8, p. 49-59, jul./dez., 2019. Disponível em: http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/406/401. Acesso em 25 de mar. de 2021.

SILVA, L. M. Benefícios da Contabilidade Rural para a Agricultura Familiar: um estudo sobre famílias na cidade Capitão Poço – Pará. Contabilidade, Gestão e Agronegócio, Uberlândia-, p.19-20, outubro, 2017. Disponível em: http://www.eventos.ufu.br/sites/eventos.ufu.br/files/documentos/9373_-_beneficios_da_contabilidade_rural_para_a_agricultura_familiar_-_um_estudo_sobre_familias_na_cidade_de_capitao_poco_-_para.pdf. Acesso em: 6 de mar. de 2021.

SILVA, A. C.; MARION, J. C. Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas. Pão Paulo: Atlas, 2013.

ULRICH, Elisane Roseli. Contabilidade Rural e Perspectivas da Gestão no Agronegócio. Revista de Administração e Ciências Contábeis do IDEAU, v. 4 - n. 9, Jul./ - dez., 2009, Disponível em: https://www.getulio.ideau.com.br/wp-content/files_mf/89147c344483adf6fd957f83c91ca981108_1.pdf. Acesso em: 2 de fev. de 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

de Oliveira Lima Medeiros, M. M. ., de Miranda, M. C., Silva Batista, M. ., Pedrosa Silva, S. L. ., & Fernandes Jales Neto, J. . (2022). Contabilidade Rural e o Pequeno Produtor: : estudo de caso em uma propriedade rural do município de Apodi/RN. Revista Controladoria E Gestão, 3(2), 722–740. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rcg/article/view/17359