Relação entre a Situação Econômico-Financeira e as Conquistas do Clube de Regatas do Flamengo de 2017 a 2020

Autores

Palavras-chave:

Análise Econômico-financeira, Desempenho esportivo, Futebol

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo verificar a relação entre a situação econômico-financeira e as conquistas do Clube de Regatas do Flamengo de 2017 a 2020. Para medir o desempenho esportivo e financeiro foram analisados dados contendo os títulos conquistados entre o período de tempo estudado e as demonstrações contábeis, que por meio dos indicadores financeiros de liquidez, rentabilidade, endividamento, e da análise vertical e horizontal, representaram o resultado patrimonial e a situação do clube. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, documental e bibliográfica, visto que buscou fazer a interpretação dos dados e através dos cálculos dos indicadores conseguir as seguintes respostas. Os resultados obtidos revelam que o clube não conseguiu sustentar os números positivos nas suas demonstrações contábeis. Os índices revelam que o clube não possui liquidez o suficiente para assumir com seus compromissos de curto e longo prazo. Durante o período estudado houve uma evolução de faturamento, porém no último ano esse número caiu devido à um fator externo da pandemia do Covid-19. Quanto ao retorno de investimentos, foi notória a queda do sócio torcedor, de receitas provenientes de direitos de transmissões e da bilheteria. Assim, o sucesso financeiro vai muito além das “quatro linhas”, isto é, a conquista de títulos baseado nesse estudo não garante uma melhora constante em valores presentes nas demonstrações. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir para análises mais amplas, como de anos posteriores, outros clubes e diferentes modalidades esportivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Marianne Ferreira Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2021). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. 

Mariza Camila de Miranda, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestranda em administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada (especialista) em Normas de Contabilidade - IFRS pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integrante do GREEF (Grupo de Estudos Econômico-Financeiros) na Linha de Pesquisa: Finanças Comportamentais e o Sentimento do Investidor. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Produção científica nas áreas contábil e administrativa

Andressa Ruth Sousa Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Administração e Controladoria pelo PPAC/UFC. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), tendo obtido o título de Láurea Acadêmica. Atualmente é Professora Substituta na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Foi Professora Substituta na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) lecionando as disciplinas de Contabilidade e Planejamento Tributário, Prática Contábil I, II e III. Leciona em diversos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) disciplinas com ênfase no mercado de capitais e planejamento tributário. Tem experiência profissional e científica na área das Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade introdutória e intermediária, teoria da contabilidade, contabilidade tributária, controladoria, governança corporativa, análise das demonstrações contábeis, análise de investimentos e métodos quantitativos aplicados à pesquisa em contabilidade

Mateus Silva Batista, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pós Graduando em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), atualmente, exercendo a função de Contador no escritório Contábil AM Contabilidade, possuindo também a vivência na elaboração de trabalhos científicos na área de Contabilidade

Sergio Luiz Pedrosa Silva, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN)

Doutor pela UFPE, (2019),Temas de estudo: Geografia Econômica (aglomerados Produtivos), Mestre em Eng. Produção pela UFSC, (2001). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, planejamento tributário, controle interno e controladoria. Lecionando em Cursos de Graduação e Pós-graduação. Editor da Revista Conhecimento Contábil. Coordenador do II Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UERN). Membro da Academia Norteriograndense de Ciências Contábeis - ACADERNCIC. Professor das disciplinas de Auditoria I e II e Pericia Contábil. Atua como Perito Contábil há mais de 10 anos e como auditor de entidades públicas (Municípios).Instrutor da SBE. Desenvolve o projeto de extensão Núcleo de Apoio da Execução Orçamentária (NAEO)

Referências

ABREU, M. N.; ALMEIDA, C. R. C.; OLIVEIRA, A. M.; QUEIROZ, R. S. Análise Econômico-Financeira do Clube de Regatas do Flamengo entre os Períodos de 2013 a 2018. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE), v.5, n. 1, p. 78-96, jan./jun. 2020.

AMORIM FILHO, M. H.; SILVA, J. A. F. A gestão de clubes de futebol: Regulação, modernização e desafios para o esporte no Brasil. 2012. Disponível em: http://interessenacional.com.br/2012/07/16/a-gestao-de-clubes-de-futebol-regulacao-modernizacao-e-desafios-para-o-esporte-no-brasil/ . Acesso em: 14 de mai. de 2021.

ASSAF NETO, A. Estrutura de análise de balanços: um enfoque econômico financeiro. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BARROS, C. P.; ASSAF, A. G.; ARAUJO, A. F. Cost performance of Brazilian soccer clubs: A Bayesian varying efficiency distribution model. Economic Modelling, v. 28, n. 6, p. 2730- 2735, 2011.

BRAGA, H. R. Demonstrações Contábeis: Estrutura, Análise e Interpretação. 7. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2012.

COSTA, C. S. Análise das demonstrações contábeis no setor público – Avaliação de indicadores financeiros e de solvência (Artigo de Especialização). Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, SC, Brasil, 2018.

DANTAS, M. G. S.; BOENTE, D. R. A eficiência financeira e esportiva dos maiores clubes de futebol europeus utilizando a Análise Envoltória de Dados. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 5, n. 13, p. 75-90, 2011.

DANTAS, M. G. S.; MACHADO, M. A. V.; MACEDO, M. A. S. Fatores Determinantes da Eficiência dos Clubes de Futebol do Brasil. In: VIII Congresso Anpcont, 2014, Rio de Janeiro. Anais VIII Congresso Anpcont. Rio de Janeiro: ANPCONT, 2014. 1 CD-ROM.

DINIZ, N. Análise das Demonstrações Financeiras. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2015.

FERREIRA, H. L.; MARQUES, J. A. V. C.; MACEDO, M. A. S. Desempenho econômico-financeiro e desempenho esportivo: Uma análise com clubes de futebol do Brasil. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 16, n. 3, p.124-150, 2018.

GRAFIETTI, C. Análise Econômico-Financeira dos Clubes Brasileiros de Futebol. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2020/07/Analise-dos-Clubes-Brasileiros-de-Futebol-2020-ItauBBA.pdf Acesso em: 14 de mai. de 2021.

IUDÍCIBUS, S. Análise de balanços. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

JANKAVSKI, A. Juventus já valorizou 200 milhões de euros com Cristiano Ronaldo. 2018. Disponível em: https://exame.com/negocios/juventus-ja-valorizou-200-milhoes-de-euros-com-cristiano-ronaldo/ Acesso em: 14 de mai. de 2021.

KUHN, I. N.; LAMPERT, A. L. Análise Financeira. Ijuí: Unijuí, 2012.

LEÃO, L. M. Metodologia do estudo e pesquisa: facilitando a vida dos estudantes, professores e pesquisadores. Petrópolis: Vozes, 2017.

LIMA, H. C. O impacto nos indicadores econômico financeiros da Samarco mineração decorrente do rompimento da barragem de fundão. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 11, n. 2, 2020.

LUCENTE, A. R.; BRESSAN, P. E. R. Análise de índices financeiros: Estudo de caso do Sport Club Corinthians Paulista no período de 2008 a 2013. Podium Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n.3, p.185-196, 2015.

MARTINS, E.; MIRANDA, G. J.; DINIZ, J.A. Análise didática das demonstrações contábeis. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços: Abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MENDES, R. C.; MONTIBELER, E. E. Além das quatro linhas: Uma perspectiva financeira dos clubes desportivos do estado do Rio de Janeiro. Podium Sport, Leisure and Tourism Review, v.7, n.1, p.145-160, 2018.

MONTOTO, E. Contabilidade geral e avançada. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

PADOVEZE, C. L.; DE BENEDICTO, G. C. Análise das demonstrações financeiras. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

REZENDE, A. J.; DALMÁCIO, F. Z. Práticas de governança corporativa e indicadores de performance dos clubes de futebol: Uma análise das relações estruturais. Contabilidade, Gestão e Governança, v.18, n.3, p.105-125, 2015.

REZENDE, I. C. C.; DUARTE, J. M. S.; SILVA, P. Z. P.; SILVA, G. R. Análise da performance empresarial da PETROBRAS: um estudo sob o enfoque dos indicadores econômico-financeiros. Revista Ambiente Contábil – UFRN – Natal-RN. v. 2. n. 1, p. 54 – 69, jan./jun. 2010.

RIBEIRO, O. M. Estrutura e análise de balanços fácil. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 4. ed. [S. l.]: Atlas, 2017.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2014.
SILVA, A. G.; MONTE, B.C.S.; BARBOSA, P.P.; TAVARES, L. C. R.; FRAZÃO, D.M. Análise Econômico-Financeira Dos Principais Clubes De Futebol Da Capital Pernambucana. Revista Opara – Ciências Contemporâneas Aplicadas. v. 10, n. 2, p. 60-70, mai./ago. 2020.

SILVA, J. P. Análise financeira das empresas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SOUSA, L. S. Caso Samarco: Análise dos impactos econômico financeiros após o desastre ambiental. Goiânia, 2017.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Ferreira Mendes, . I. M. ., de Miranda, M. C., Sousa Santos, . A. R. ., Silva Batista, M. ., & Pedrosa Silva, S. L. . (2022). Relação entre a Situação Econômico-Financeira e as Conquistas do Clube de Regatas do Flamengo de 2017 a 2020. Revista Controladoria E Gestão, 3(2), 703–721. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rcg/article/view/17361