Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Estudos de Cultura (ISSN 2446-7189) é um periódico do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS, que foi criado com o intuito de congregar pesquisadores das grandes áreas de Ciências Humanas, de Ciências Sociais e Aplicadas e de Letras, Linguística e Artes, para que, numa relação recíproca e não hierárquica de trocas e empréstimos, possam romper-se as limitações disciplinares que dificultam perspectivas renovadoras de reflexão sobre a cultura moderna e contemporânea, com ênfase no estudo de seus aspectos organizacionais e representacionais. Atualmente, está classificado como Qualis A-4.
ISSN: 2446-7189

Periodicidade

Publicação semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Código de Conduta Editorial

Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações.

Este Periódico de Open Acess na área de Letras, Cultura, Linguistica (Revista) tem o compromisso com a ética e qualidade de suas publicações. Padrões de comportamento ético são almejados por todas as partes – atores- envolvidas na publicação em nossa revista como o autor, o editor da revista, os revisores, avaliadores ad hoc, membros do conselho científico e editorial. Entre práticas não aceitáveis pela revista é a do Plágio e auto plágio, mudanças somente de títulos em artigos anteriormente publicados, Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas e outras práticas não desejáveis.

Deveres dos Editores:

• Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados, após a decisão dos avaliadores que são escolhidos pelo método double blind review. O editor é guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e em estrita observância aos requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar o conselho editorial ou colaboradores na tomada de decisões. O Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos de diferentes instituições de ensino e pesquisa e diversas regiões do país e do exterior. Cabe também a cada membro do conselho editorial a função de ouvidor da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica.

• Regras Justas: O editor deve avaliar manuscritos no tocante ao seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou a filosofia política dos autores e sem conflito de interesses.

• Confidencialidade: O editor e qualquer equipe editorial não devem divulgar quaisquer informações sobre um manuscrito submetido a qualquer outra pessoa, com exceção do próprio autor, revisores, potenciais colaboradores, outros conselheiros editoriais, e do editor, conforme o caso.

• Divulgação e Conflitos de interesse: O editor não deve usar informações que não tenham sido publicadas em sua própria investigação sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha algum conflito de interesse resultante de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos. O editor não caberá avaliar artigo de sua autoria, mesmo em co- autoria. O editor da revista poderá publicar artigos de sua lavra na presente revista, sem que passe por avaliação às cegas por seus pares, contanto que o mesmo artigo já tenha sido anteriormente publicado seja por meio impresso e ou digital, mas que já tenha passado por qualquer sistema de avaliação. Poderá também o editor convidar autor de alto reconhecimento técnico e acadêmico para escrever artigo como colaborador/convidado para a Revec.

• Participação e cooperação nas investigações: O editor deve tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas foram apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado.

• Erros fundamentais em obras publicadas: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão na sua própria obra publicada, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista ou editora e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo. Através do email da revista. O editor deverá retirar qualquer artigo de publicação da revista, caso o autor assim o deseje e se manifeste, pelo email da revista – revec.ufs@gmail.com no prazo de até 10 dias.

O editor poderá aceitar publicação de artigo não inédito contanto que no bojo do mesmo venha indicando a fonte de sua primeira publicação e a devida autorização do Publisher anterior, sobre tudo quando o artigo tenha sido publicado por meio impresso e comercial;

Deveres dos Revisores:

• Contribuição para a decisão Editorial: A revisão por pares às cegas ajuda o editor na tomada de decisões editoriais e através das comunicações editoriais com o autor pode também auxiliar o mesmo no aperfeiçoamento do artigo.

• Pontualidade: Qualquer árbitro selecionado que não se sente qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que a sua imediata revisão será impossível deve notificar o editor e desculpar-se do processo de revisão no prazo de até 15 ( quinze) dias.

• Padrões de objetividade: Comentários devem ser conduzidos de forma objetiva e os avaliadores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio de acordo com os formulários de avaliação que os mesmos recebem quando do envio às cegas do artigo para avaliar. Quando do envio da decisão editorial e caso o autor queira ter acesso ao formulário de avaliação, este será encaminhando, no entanto sem a identificação do avaliador, por questão de sigilo e ética.


Formulário de avaliação de trabalhos/artigos da REVEC

Avaliador:

Título do trabalho avaliado:

1- O título é expressivo do conteúdo do artigo? O resumo/abstract/resumen/résumé sintetiza adequadamente o texto? As palavras chaves utilizadas são precisas? O título e o resumo foram traduzidos para o inglês e espanhol de modo satisfatório? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

6- O autor utilizou o(s) método(s) apropriado(s) aos objetivos do trabalho? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

7- O artigo é preciso e utiliza a base teórica que adota com propriedade? As articulações teóricas são feitas de forma clara e consistente? O artigo representa temática atual? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

8- A bibliografia utilizada mostra que o autor está familiarizado com as pesquisas relevantes sobre o assunto, com o estado da arte do tema? O artigo discute com propriedade a bibliografia mencionada? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

9- O artigo tem relevância teórica? O texto conseguiria corresponder às expectativas de um leitor exigente e em busca de artigos de qualidade para sua atualização acadêmica? O artigo é inovador em sua área de estudo? Explicita pautas de pesquisa passíveis de desenvolvimento? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

10- O artigo contém afirmações falsas ou incorretas sobre fatos, provas, evidências, fontes ou outras informações relevantes? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

11- A temática do artigo é recorrente em publicações?

Sim – concordo totalmente ( ) 

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( ) 

Discordo Totalmente ( )

Justificar

Sugestões relacionadas ao título

Sugestões para modificação do resumo/abstract/resumen/résumé e palavras-chaves/keyword/palabra clave.

Sugestões relativas ao corpo do artigo (organização, ideias e linguagem).

Citações bibliográficas incorretas.

Sugestões bibliográficas.

Recomendação final: *


O artigo deve ser rejeitado.

O artigo deve ser publicado se incorporar as modificações sugeridas.

O artigo deve ser publicado sem alterações

 

Avaliador

• Reconhecimento da Fonte: Pares avaliadores devem identificar obras publicadas relevantes que não tenham sido citadas pelos autores. O revisor também deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal.

Autor de vários artigos publicados na revista, que possa não estar no conselho científico e ou editorial, também poderá ser convidado a dar parecer sobre artigo submetido á publicação na revista.

Deveres dos Autores:

• Padrões de Relato: Autores de relatórios de pesquisas originais deverão apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no artigo. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

• Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que suas obras sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e / ou palavras de outros autores estas devem ter sido devidamente citadas ou cotadas. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.

• Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente e / ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.

• Reconhecimento de Fontes: Reconhecimento adequado do trabalho dos outros deve ser feito sempre. Os autores devem citar as publicações que têm sido influente na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em caráter privado, como na conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizados ou relatados sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizados sem a autorização explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.

• Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa também devem ser reconhecidos ou listados como contribuidores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado sejam incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.


• Divulgação e Conflitos de Interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo / material que poderiam levar a influenciar os resultados ou a interpretações em seus manuscritos.. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

Deveres do Publisher

A obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou outra receita comercial não gerará qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais do editor pois um dos objetivos científicos da revista é a ampla divulgação do conhecimento.

Como a revista utiliza o sistema do Doi – CrossCheck - (software da CrossRef para identificação de plágio) a prática não aceitável do plágio não é aceita.

O editor divulga os artigos da revista em mídias sociais, em vários grupos destas mídias. O editor mantém página específica da revista no facebook, com o objetivo da maior divulgação do conhecimento produzido nos artigos publicados. O editor faz monitoramento de artigos especializados em propriedade Intelectual publicados em várias revistas nacionais e ou estrangeiras.


ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Como conduta social a revista REVEC encontra-se em contrato com a HAND TALK que com que a revista seja acessada por usuários que utilizam o sistema de LIBRAS.


AUTHOR FEES
Article Submission FREE: 0.00 (USD)Fast-Track Review FREE: 0.00 (USD) e Article Publication: 0.00 (USD)


* Esta Política de Ética é baseada em recomendações da Elsevier, Scopus, Scielo e do COPE Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas

* This statement is based on Elsevier recommendations and COPE's Best Practice Guidelines for Journal Editors

Fonte Original das regras: http://portaltutor.com/index.php/conpedireview/pages/view/ethicspolicy

Política de Governança/Conselho Editorial

O Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos de diferentes instituições de ensino e pesquisa e diversas regiões do país e do exterior. Seus membros atuam preferencialmente, mas não exclusivamente, na área da Letras, Culturas, Educação , Linguistica e Literatura. Cada membro atua como conselheiro do Comitê Científico e do Editor interpretando e sugerindo aperfeiçoamentos na Política Editorial, divulgando a revista, posicionando-se como árbitro em questões estratégicas do envolvimento da REVEC no meio acadêmico e profissional. Cada membro assume também a função de ouvidor da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica. Comitê Científico Trata-se de um colegiado interinstitucional cuja atuação é feita de forma coletiva e democrática. Sua missão é assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados e assumir a responsabilidade científica da revista. O Comitê Científico indica o Editor Científico que passa a ser seu membro natural. Este comitê deve estar permanentemente ativo no cumprimento das definições gerais da política editorial da revista e também dos procedimentos editoriais previstos, particularmente no que se refere à garantia de consistência e qualidade das publicações. Edições especiais e outras contribuições científicas deverão ser discutidas e definidas por esta instância. É sua atribuição discutir e desenvolver regulamentos próprios para assuntos variados como: normas e formatação de artigos; critérios de avaliação e aceite de textos para publicação; aceite de novos grupos de pesquisa para participar do comitê; aprovação do orçamento; credenciamento de revisores e pareceristas; definição de política de circulação e assinaturas, entre outras matérias. O Comitê Científico não interfere na operação editorial que é de sobre responsabilidade do Editor e sua equipe operacional. Editor Científico É o responsável pela gestão editorial e pela supervisão da Secretaria Editorial, que opera todo o fluxo de trabalho, com auxílio do sistema Open Journal System – OJS. O Editor Científico tem atuação específica na seleção prévia de artigos encaminhados para a revista, no controle de Plágio e Auto Plagio em várias bases e também na distribuição dos artigos entre os pareceristas ( método double blind peer review). O editor científico deve ter uma postura ativa nos trabalhos do Comitê Científico e na articulação de ações do Conselho Editorial. Um fluxograma das atividades do processo de editoração científica está explicitado na plataforma OJS, no item “Sobre/Sobre o Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas”. Email: nucleodeestudosdecultura@gmail.com

 

CONSELHO CIENTÍFICO

Antonio Ponciano Bezerra, Universidade Federal de Sergipe
 
Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina
 
Claudete Daflon dos Santos, Universidade Federal Fluminense
 
Delmir José Valentini, Universidade Federal da Fronteira do Sul
 
Dilton Maynard, Universidade Federal de Sergipe
 
Élsio José Corá, Universidade Federal da Fronteira Sul
 
Ester Fraga Villas-Bôas do Nascimento, Universidade Tiradentes
 
Frank Nilton Marcon, Universidade Federal de Sergipe
 
Francisco das Neves Alves,  Universidade Federal do Rio Grande/ CLEPUL, Biblioteca Rio-Grandense
 
Gladys Mary Ghizoni Teive, Universidade Federal de Santa Catarina
 
HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI, Universidade Federal de Sergipe
 
Joaquim Tavares da Conceição, Universidade Federal de Sergipe
 
João Adolfo Hansen, Universidade de São Paulo
 
João Carlos Relvão Caetano, Universidade Aberta de Portugal (Portugal)
 
Jonatas Silva Menezes, Universidade Federal de Sergipe
 
Jorge Carvalho do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe
 
José Carlos de Araújo Silva, Universidade do Estado da Bahia
 
José Eduardo Franco, Universidade de Lisboa/ CLEPUL (Portugal)
 
José Enrique Rodrigues-Moura, Universidade de Bamberg (Alemanha)
 
José Luis Ramírez Luengo, Universidad Complutense de Madrid (Espanha)
 
José Rodorval Ramalho, Universidade Federal de Sergipe
 
Luiz Eduardo Oliveira, Universidade Federal de Sergipe
 
 
Marcus de Martini, Universidade Federal de Santa Maria
 
Norberto Dallabrida,  Universidade do Estado de Santa Catarina/ CLEPUL
 
Paulo de Assunção, Universidade São Judas Tadeu/ CLEPUL
 
Paulo José Tente da Rocha Santos Osório, Universidade da Beira Interior (Portugal)
 
Raquel Meister Ko. Freitag, Universidade Federal de Sergipe
 
Regina Helena Pires de Brito, Universidade Presbiteriana Mackenzie
 
Simone Amorim, Universidade Tiradentes
 
Valmir Francisco Muraro,  Universidade Federal de Santa Catarina/ CLEPUL

 

Ficha Catalográfica

Página da Revec no Facebook

https://www.facebook.com/REVEC-Revista-de-Estudos-de-Cultura-227698571263653/?fb_dtsg_ag=Adxi1zICg3XEnNOrarcQk4VaBinP18A5Z35tqla0Pa0XWQ%3AAdy2PYwF0J9xcKiPoODhPN-CB5NiA2ws6-5y-vydsmli0w

Taxas

A Revec não cobra nenhuma taxa dos autores, no procedimento de publicação de seus artigos.

Histórico do periódico

Entre os dias 29 e 31 de agosto de 2012, a UFS sediou o seminário Culturas em negativo e a modelação de identidades: conspirações, antis e mitos. O evento ocorreu das 14 às 18h e contou com a presença do Prof. Dr. José Eduardo Franco, Diretor do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa). Na ocasião, ocorreu a fundação oficial do NEC (Núcleo de Cultura da UFS), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Eduardo Oliveira que, com o convênio firmado com a Universidade de Lisboa, constitui-se como um polo de investigação do CLEPUL.

A revista de Estudos de Cultura da UFS é um periódico do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS, Pólo autónomo internacional do CLEPUL: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO, que foi criado com o intuito de congregar pesquisadores das grandes áreas de Ciências Humanas, de Ciências Sociais e Aplicadas e de Letras, Linguística e Artes, para que, numa relação recíproca e não hierárquica de trocas e empréstimos, possam romper-se as limitações disciplinares que dificultam perspectivas renovadoras de reflexão sobre a cultura moderna e contemporânea, com ênfase no estudo de seus aspectos organizacionais e representacionais.