Chamada para Publicação X

2018-01-28

Ementa:

A questão referente à circulação, recepção e apropriação de culturas é latente em todas as épocas e tem na modernidade vários paradigmas, tanto na poesia quanto na música e nos costumes, com suas variações locais, regionais e nacionais, em contexto rural ou urbano (Burke, 2010). A história cultural, por sua vez, tal como a entende Chartier (2002, p. 16-17), tem como objeto principal “o modo como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade social é construída, pensada, dada a ler”. Assim, ela se constrói sobre três conceitos fundamentais: representação, prática e apropriação. São conceitos de grande funcionalidade para pensarmos o fenômeno que ora nos interessa – as relações entre música e identidade –, uma vez que problematiza as representações como espaços de luta ou disputa pelo poder do discurso, ao mesmo tempo em que deixa de conceber a recepção como uma ato meramente passivo, ou, quando muito, um fenômeno psicológico individual, seja para enfatizar o caráter criativo das práticas cotidianas (Certeau, 1998), seja para marcar a intervenção do leitor, espectador ou ouvinte da obra de arte. Por outro lado, não há como falar de circulação, recepção e apropriação de culturas sem levar em conta a ideia de uma cultura diaspórica, para falar como Hall (2006), uma vez que abrange discursos e manifestações políticas, artísticas e culturais de grupos sociais que têm uma espécie de dupla, ou híbrida pertença, embora tenham nascido e/ou crescido nos guetos e subúrbios de grandes cidades europeias ou norte-americanas. O objetivo deste dossiê é reunir artigos científicos sobre a matéria, no intuito de estabelecer uma periodização relacionada à circulação, recepção e apropriação de culturas estrangeiras no Brasil.

Bibliografia:

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna: Europa 1500-1800. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CERATEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 3a. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2a. ed. Algés: Difel, 2002.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução: Adelaine La Guardia Resende, Ana Carolina Escosteguy, Cláudia Álvares, Francisco Rüdiger e Sayonara Amaral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

Organizador

Luiz Eduardo Oliveira