A RELAÇÃO COM O SABER DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa visa analisar os sentidos e significados construídos por professores de matemática participantes de um processo de formação continuada desenvolvido por meio de Oficinas de Matemática. Essas Oficinas consistem em um projeto de extensão como parceria entre esta universidade e redes municipais de ensino púbico do estado de Sergipe. Para esta pesquisa, selecionamos um desses municípios parceiros, cuja análise de dados dos dois primeiros encontros é apresentada neste artigo, a partir de questionários, mapas conceituais e discussões de grupos. O estudo norteia-se na Teoria Relação com o Saber, de Charlot (2000, 2001, 2013), a qual nos permite analisar sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos pesquisados, por meio das relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Nesses resultados parciais, identificamos uma Rede de Constelações instituída como: O aprender; A construção de saberes docentes; A mobilização e o Ensinar geometria.
Palavras-chave: Sentidos e significados. Formação continuada para professores de matemática. Relação com o Saber.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.