NARRATIVAS DE ESTUDANTES BOLSISTAS: O SENTIDO DA UNIVERSIDADE E A RELAÇÃO COM O SABER

Autores

  • Karina Sales Vieira
  • Ana Maria Freitas Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13256

Resumo

Este artigo, que é um recorte de uma dissertação de mestrado em Educação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, busca apresentar a relação dos estudantes ingressantes em uma instituição privada de ensino superior com a universidade, com os programas Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni),
o Programa de Acolhimento (ProVIDA) e por fim, com o saber. O Centro Universitário AGES (UniAGES) foi o campo da pesquisa. Participaram dessa etapa seis estudantes de primeiro e segundo períodos com os quais foi aplicada uma entrevista semi-estruturada. Primeiramente o artigo apresenta os eixos teóricos seguidos da análise do sentido atribuído pelos estudantes à universidade e aos programas.
Concluiu-se que a universidade era vista como um espaço inalcançável, inabitável, reconhecendo os programas como oportunidades de poder fazer um curso, realizar sonhos, ter um emprego e a esperança de uma vida melhor. São estudantes que rompem barreiras e buscam por meio das bolsas a realização de seus sonhos.
Palavras-chave: Universidade. Acadêmicos bolsistas. Relação com o saber

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Publicado

2020-03-17

Como Citar

Vieira, K. S., & Teixeira, A. M. F. (2020). NARRATIVAS DE ESTUDANTES BOLSISTAS: O SENTIDO DA UNIVERSIDADE E A RELAÇÃO COM O SABER. Revista De Estudos De Cultura, 5(14), 145–160. https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13256