PROJETO DE VIDA

DA UTOPIA DA FORMAÇÃO INTEGRAL À ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Renato de Oliveira Brito
  • Cláudia Chesini
  • Maria Cristina Mesquita da Silva

Resumo

Analisa-se no presente texto a abordagem do projeto de vida como experiência pedagógica em turmas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA),
compreendendo-o como relevante ferramenta, capaz de favorecer a autopercepção e a construção de sentido pleno por parte dos estudantes da modalidade. O estudo, caracterizado como exploratório conforme Triviños (1987), baseou-se em uma pesquisa empírica na qual foram investigados a compreensão e o grau de apropriação dos docentes atuantes na EJA acerca da temática, bem como a aplicação de metodologias de desenvolvimento de projetos de vida em escolas de diferentes localidades. As experiências apresentadas sinalizam para a necessidade de desenvolvimento de processos de aprendizagem que passem a abranger o projeto vital do ser humano.
Palavras-chave: Educação Jovens e Adultos, projeto de vida, formação integral

Publicado
2022-01-28