O “TERREMOTO” NA EDUCAÇÃO PROVOCADO PELO MARQUÊS DE POMBAL

Autores

  • Paulo Assunção

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i0.5449

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as transformações decorrentes das intervenções políticas e administrativas feitas pelo Marquês de Pombal, enquanto Primeiro-Ministro. É destacado o contexto pós terremoto de 1755, dando ênfase para as transformações urbanas em recurso e a remodelação do sistema de educação de Portugal e de todo o seu vasto império colonial. A expulsão dos jesuítas e a penetração das ideias iluministas deram ensejo a transformações no âmbito do ensino. A criação do Colégio dos Nobres e principalmente as reformas da Universidade de Coimbra fizeram que modelos pedagógicos fossem revistos. Tais modificações sinalizam para um novo momento da história de Portugal que foi possível graças ao “terremoto” provocado pelo Marquês de Pombal.

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Como Citar

Assunção, P. (2016). O “TERREMOTO” NA EDUCAÇÃO PROVOCADO PELO MARQUÊS DE POMBAL. Revista De Estudos De Cultura, 2(4). https://doi.org/10.32748/revec.v0i0.5449