OBJETIVOS CULTURAIS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CONSTRUÇÃO DA BNCC: O CASO DE SERGIPE

Autores

  • Joselita Júnia Viegas Vidotti Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6554

Resumo

Este artigo analisa os objetivos de aprendizagem fixados no Referencial Curricular Rede Estadual de Ensino de Sergipe (2011), documento enviado ao Mec em 2015 quando do início das contribuições dos estados para a construção do documento Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, cotejamos os objetivos dos documentos com ênfase nas habilidades do eixo dimensão intercultural, evidenciando as adjacências e lacunas na proposta de Sergipe, a fim de subsidiar a confecção de seus currículos e projetos pedagógicos como parte introdutória da implementação da nova BNCC. Os resultados mostram que o documento preliminar de Sergipe abarca os eixos fixados pela BNCC, sendo necessária a adequação das habilidades à realidade da comunidade e maior detalhamento dos objetivos a serem alcançados.

Palavras-chave: Objetivos de aprendizagem. Dimensão intercultural. Currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joselita Júnia Viegas Vidotti, Instituto Federal de Brasília

Pós doutoranda em Linguística Aplicada (UnB), Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo - USP (2012), possui Graduação em Letras - Licenciatura em Língua e Literatura Inglesas pela Universidade de Brasília - UnB (1984), e Mestrado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Brasília (2005) . Atualmente é Professora do Instituto Federal de Brasília e Pesquisadora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2017-06-02

Como Citar

Vidotti, J. J. V. (2017). OBJETIVOS CULTURAIS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CONSTRUÇÃO DA BNCC: O CASO DE SERGIPE. Revista De Estudos De Cultura, (7), 43–52. https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6554