DESAFIOS DO BNCC EM TORNO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo Universidade Federal de Sergipe
  • Taysa Mercia dos S. Souza Damaceno Faculdade José Augusto Vieira(FJAV)

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6557

Resumo

Este artigo discute como a área de linguagens, e particularmente de língua portuguesa, é concebida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); os fundamentos encontrados nele, bem como a maneira como se propõe a organização das práticas escolares. Também é destacado o entendimento dado à argumentação, por ser o ponto que norteia a redação do Enem ao final da educação básica. Com base em uma metodologia interpretativa e crítica, selecionamos quatro temáticas que foram analisadas a partir das declarações encontradas no documento preliminar da BNCC em comparação com orientações encontradas em outros documentos oficiais em vigência no Brasil e em referências teóricas. Os resultados preliminares apontam que na primeira versão do texto proposto para BNCC são encontradas imprecisões e lacunas que prejudicam o alcance desse documento como referencial para orientar a formação de professores e a produção de material didático, e que isso permanece vigente na versão final. Embora este trabalho seja limitado quanto
às inúmeras possibilidades de análise desse documento, pode colaborar com a
organização de práticas escolares em todo o território nacional.


Palavras-chave: Objetivos de ensino; Organização Curricular; Interdisciplinaridade; Argumentação.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela FFLCH da Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Letras. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Departamento de Letras Vernáculas (DLEV). No PROFLETRAS, atua como coordenadora e ministra as disciplinas Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e escrita e Gêneros Discursivos/Textuais e Práticas Sociais; na graduação, trabalha nas seguintes disciplinas: Linguística, Análise do Discurso, Introdução às Teorias do Discurso, Sociolinguística, Língua Portuguesa e Legislação e Ensino. Líder do grupo de pesquisa GPARA (Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas), tem concentrado a pesquisa na área de Linguagem, com foco nas teorias do discurso e da argumentação, e Educação, com trabalhos publicados em torno dos seguintes temas: ensino-aprendizagem da argumentação, ensino de leitura e literatura, produção textual, linguística aplicada, análise do discurso e formação de professores. Desenvolve projetos de extensão em parceria com a Secretaria de Educação (SE) e com escolas públicas de diferentes municípios em torno da leitura em perspectiva interdisciplinar. Trabalhou como professora substituta de Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Câmpus Curitiba) e foi Diretora Educacional de dezesseis colégios da Rede Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul. Até 2007 foi responsável pela direção educacional do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e, antes disso, atuou como assessora psicopedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura por três anos, tendo também ministrado aulas na educação básica.

Taysa Mercia dos S. Souza Damaceno, Faculdade José Augusto Vieira(FJAV)

Doutora em Linguística Aplicada (PPgEL/UFRN). Mestra em Letras (PPGL/UFS). Especialista em Língua Portuguesa (UNIVERSO/RJ).Graduada em Letras- Português (UFS). É professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universiade Federal de Sergipe(UFS);Coordenadora de Área do programa de Inciação à Docência(PIBID) do DLEV/UFS; Professora do Mestrado profissional em Letras-UFS(Profletras). Atuou também como professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) - Campus Lagarto; coordenadora de Formação Continuada na DRE'2-SEED/SE; coordenadora e professora de Linguística do Curso de Letras da Faculdade José Augusto Vieira(FJAV); professora de Língua Portuguesa na Educação Básica das redes municipal e estadual em Sergipe.É pesquisadora do GELINS(Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade - UFS).Membro associado da ALED, ABRALIN e do GELNE. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna , Análise Crítica do Discurso; Estudos sobre a Linguagem e processos de Globalização.

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Publicado

2017-06-02

Como Citar

Azevedo, I. C. M. de, & Damaceno, T. M. dos S. S. (2017). DESAFIOS DO BNCC EM TORNO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Estudos De Cultura, (7), 83–92. https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6557