ENQUADRAMENTO E FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA DE PLNM NO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS

Autores

  • Conceição Pereira Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6558

Resumo

Português Língua Não Materna (PLNM), definido por oposição ao conceito de Português Língua Materna, é uma disciplina escolar que passou a integrar o currículo do Ensino Básico do Sistema Educativo Português a partir do ano letivo de 2006-2007 e do Ensino Secundário a partir de 2007-2008. Começo por abordar alguns conceitos relacionados com o PLNM, tais como língua materna, língua estrangeira e língua segunda. Refiro, depois, genericamente, a questão dos direitos linguísticos, relacionando-os com os direitos à integração e à cidadania dos alunos de PLNM, para me deter um pouco mais demoradamente na legislação que regulamenta o PLNM, assim como nos seus documentos orientadores.


Palavras-chave: Português Língua Não Materna, ensino e aprendizagem do português, cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição Pereira, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Conceição Pereira é leitora do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua na Universidade de Newcastle (Reino Unido) e investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2017-06-02

Como Citar

Pereira, C. (2017). ENQUADRAMENTO E FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA DE PLNM NO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS. Revista De Estudos De Cultura, (7), 93–108. https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6558