O ENSINO DE FRANCÊS NA AMÉRICA PORTUGUESA: A ACADEMIA REAL MILITAR DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Kate Constantino Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7239

Resumo

O projeto educacional português do século XIX estabeleceu um conceito de instrução baseado na utilidade de seus servos aos propósitos do soberano. No Brasil, os ecos desta proposta ressoaram quando da vinda do príncipe regente, futuro rei D. João VI, e de sua corte para a cidade do Rio de Janeiro, em 1808. Na justificativa de instruir e de formar um corpo de soldados foi proposta a criação da Academia Real Militar do Rio de Janeiro, fundada em 1808. Este artigo faz uma análise dos 12 Títulos do documento que lançou o Estatuto de criação da Academia que, para além do objetivo pragmático, orientava uma instrução literária com o estudo das Línguas Estrangeiras. Tendo como suporte teórico Chervel e Compère (1999) e o conceito de disciplinas escolares, percebe-se a articulação do currículo humanístico ao científico e tecnológico desta instituição, assumindo o ensino de francês o status de língua de acesso ao conhecimento científico.

Palavras-chave: Ensino de francês. Instrução Militar. Institucionalização

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Biografia do Autor

Kate Constantino Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Kate Constantino Oliveira é mestra em Educação (UNIT
– SE), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF – SE), graduada em Letras Português-Francês (UFS). Atua como professora substituta de Literatura Francesa da UFS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Francesa

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Publicado

2017-09-10

Como Citar

Oliveira, K. C. (2017). O ENSINO DE FRANCÊS NA AMÉRICA PORTUGUESA: A ACADEMIA REAL MILITAR DO RIO DE JANEIRO. Revista De Estudos De Cultura, (8), 33–46. https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7239

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