EFEITO DE DIFERENTES RECIPIENTES E DOSAGENS DE FERTILIZANTE FOSFATADO NO CRESCIMENTO DE ESPÉCIES FLORESTAIS NATIVAS

Authors

  • Isis Melo Dias Universidade Federal de Sergipe
  • Íkaro Daniel de Carvalho Barreto Universidade Federal de Sergipe
  • Robério Anastácio Ferreira Universidade Federal de Sergipe

Keywords:

fertilizante fosfatado, mudas, tubetes.

Abstract

O êxito dos plantios de espécies florestais depende diretamente da produção de mudas de boa qualidade, sendo estas influenciadas por diversos fatores. Objetivou-se neste trabalho avaliar o crescimento de quatro espécies florestais nativas utilizando-se como recipientes tubetes de polipropileno de 56 cm³, tubetes de polipropileno de 120 cm³ e sacos de polietileno de 800 cm³, bem como 5 dosagens de fertilizante fosfatado (180, 360, 540, 720 e 900 g de P2O5/m³ de substrato). O experimento foi realizado em Delineamento Inteiramente Casualizado, com quatro repetições, em esquema fatorial 3x5, totalizando quinze tratamentos. Para a produção de mudas utilizou- se substrato composto por terra preta, areia lavada e esterco de curral curtido, na proporção 3:1:1 para os sacos de polietileno e Multiplant, terra preta e areia lavada (3:1:1) para os tubetes. Os parâmetros mensurados foram altura da parte aérea e diâmetro do coleto, obtidos 75 dias após a emergência para a determinação do crescimento absoluto. Os dados foram submetidos à análise de variância multivariada (MANOVA) a 5% de significância. As diferenças entre as médias foram detectadas por meio do teste de Duncan e as análises foram realizadas com auxílio do programa SPSS Statistics 17. A utilização de recipientes com maiores volumes promoveram maior crescimento absoluto para diâmetro e altura e as maiores médias foram encontradas nas concentrações entre 360 e 540 g de P2O5/m³.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Isis Melo Dias, Universidade Federal de Sergipe

É graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de nascentes e matas ciliares e Produção de mudas de espécies florestais nativas.

Íkaro Daniel de Carvalho Barreto, Universidade Federal de Sergipe


Professor Substituto da Universidade Federal de Sergipe vinculado ao Departamento de Estatística e Ciências Atuariais. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados

Robério Anastácio Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Professor Efetivo Associado I do Departamento de Ciências Florestais, Chefe do Departamento de Ciências Florestais e membro efetivo do Mestrado em Agroecossistemas - NEREN da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Restauração de Matas Ciliares.

Published

2015-09-01

Issue

Section

Artigo