CONSOLIDAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MEDICINA EM SERGIPE: A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO MÉDICO AUGUSTO CÉSAR LEITE

Authors

  • Fagner dos Santos Bomfim Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Ciências Sociais - DCS Laboratório de Estudos do Poder e da Política - LEPP
  • Fernanda Rios Petrarca Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Ciências Sociais - DCS Laboratório de Estudos do Poder e da Política - LEPP
  • Arthur Ives Nunes da Mota Lima Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Ciências Sociais - DCS Laboratório de Estudos do Poder e da Política - LEPP.

Keywords:

Medicina 1, Hospital Cirurgia 2, Augusto César Leite 3

Abstract

A vida profissional do médico Augusto César Leite está diretamente interligada com a institucionalização da medicina em Sergipe. Por meio de uma interpretação histórica e sociológica a respeito da consolidação da medicina em Sergipe como área profissional, buscamos pontuar significativamente os marcos fundadores – fundações, instituições, políticas públicas e saúde, recursos sociais (profissionais, políticos, culturais, militares, familiares) – que contribuíram para a configuração da prática médica sergipana. Assim, sinalizamos a importância da fundação do Hospital de Cirurgia em Sergipe, e suas relações coma esfera pública estadual no governo de Graccho Cardoso. As atitudes tomadas diante do caos da saúde pública estadual no início do século XX suscitaram a necessidade da criação de uma instituição especializada e bem equipada para atendimento médico de qualidade para a população (Hospital de Cirurgia), tendo-se em vista que as instituições de saúde anteriores não impunham confiança à população e não agradava a elite médica, por conta de sua falta de aparelhagem, e dificultava a prática de uma medicina moderna. Nesta perspectiva, a análise da trajetória do médico Augusto César Leite se torna um caso importante no exame das redes de relações entre famílias dirigentes, medicina e política, que levaram a consolidação e o inicio da institucionalização da medicina no Estado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fagner dos Santos Bomfim, Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Ciências Sociais - DCS Laboratório de Estudos do Poder e da Política - LEPP

Estudante do Curso de Ciências Sociais (Bacharelado) na Universidade Federal de Sergipe - UFS (5º Período); Pós-graduado (Lato Sensu) em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França; Graduado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sergipe - IFS (ex - CEFET/SE); Assessor Pedagógico da Coordenação de Educação e Pesquisa do Palácio-Museu Olímpio Campos - PMOC; Bolsista Voluntário no PIBVOL,e pesquisador no Laboratório de Estudos do Poder e da Política (UFS - Departamento de Ciências Sociais).

Fernanda Rios Petrarca, Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Ciências Sociais - DCS Laboratório de Estudos do Poder e da Política - LEPP

Pós Doutora em Sociologia e Doutora em Sociologia pela UFRGS; professora do Departamento de Ciências Sociais da UFS, integra o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação.  Vice-líder do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP/UFS) e pesquisadora do Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil.

Arthur Ives Nunes da Mota Lima, Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Ciências Sociais - DCS Laboratório de Estudos do Poder e da Política - LEPP.

Estudante do Curso de Ciências Sociais (Bacharelado) na Universidade Federal de Sergipe - UFS (5º Período); Bolsista PIBIC-CAPES,e pesquisador no Laboratório de Estudos do Poder e da Política (UFS - Departamento de Ciências Sociais).

Published

2016-12-14

Issue

Section

Artigo