Notícias

Edição Atual

v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

O atual contexto histórico global de crise sanitária desencadeada pela pandemia do coronavírus expõe a profunda crise política, econômica, ambiental, ética, e, portanto, civilizatória em que está mergulhada a humanidade. Assim, como forma de se pensar a atual conjuntura e consequentemente, fornecer elementos para se construir um outro tipo de futuro que esteja sintonizado com pautas populares, críticas e humanitárias, o presente dossiê visa apresentar estudos, discussões e reflexões acerca dos saberes e estratégias de resistências construídas nos contextos de luta pela vida e dignidade social ligadas a experiências de educação emancipadora e, sobretudo, comprometidas com a construção de um outro mundo possível.

O dossiê proposto tem como objetivo publicar relatos de experiências, pesquisas, reflexões teóricas e práticas, acerca da educação ambiental como estratégia de resistência, levando em conta práticas educativas emergentes que se desenvolvem nos contextos de lutas pela vida, terra, moradia, ambiente, saúde, alimentação, entre outras. Diante deste trabalho, pretendemos provocar reflexões no campo da educação sobre as suas bases epistemológicas e sobre novas possibilidades pedagógicas emergentes que se desenvolvem no enfrentamento dos desafios contemporâneos e futuros, sobretudo, no âmbito das fronteiras culturais, éticas, ambientais e políticas que naturalmente envolvem os processos de produção de conhecimento.

Organizadores:

Prof. Dr. Samuel Penteado Urban (UERN)

Profa. Dra. Suzani Cassiani (UFSC)

Prof. Dr. Irlan von Linsingen (UFSC)

Prof. Dr. Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ)

Publicado: 2022-12-07

Expediente

Sumário

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

Ver Todas as Edições

E-ISSN: 2359-4993 (versão eletrônica)

ISSN: 2359-4993

Qualis CAPES - B1

Citado por

  Todos Desde 2017
Citações
81
75
Índice h 3 3
Índice i10 1 1

Redes sociais: