Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
-
Autores, títulos, resumos, descritores devem ser inseridos no local 'Inclusão de Metadados' no processo de submissão:
- Título que identifique o conteúdo em português, inglês e espanhol;
- Nome completo do(s) autor(es), e-mail .
- Afiliação: a afiliação de todos os autores é obrigatória no momento da submissão no Passo 3: Inclusão de Metadados. No campo 'Instituição/Afiliação' colocar as seguintes informações, nesta ordem: Instituição ou Universidade por extenso. Cidade, sigla do Estado, País.
- Resumo informativo em português, inglês e espanhol com até 150 palavras cada;
- Palavras-chave (Keywords, Palabras clave) constituídas de até quatro termos que identifiquem o assunto do artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto. - O Título do artigo deve estar todo em caixa baixa (letras minúsculas), exceto quando houver sigla ou nome próprio. Somente a primeira palavra do título deve começar com letra maiúscula.
- O artigo está escrito em Português, Francês, Inglês ou Espanhol e possui relação com o campo da Educação Ambiental.
- Em cada artigo tem, no máximo, três (3) autores; preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas. Exige-se que, pelo menos, um (1) dos autores tenham o título de doutor. O artigo de Redes Internacionais e Interinstitucionais de Pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) poderá contemplar, no máximo, cinco (5) autores. Para controle de endogenia, ao publicar um texto na REVISEA, o autor ficará impedido de submeter outro texto a avaliação por um período de dois anos.
- O autor registrou o número do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no “Perfil” do(s) autor(res) do artigo.
- A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, Estado, país, e-mail, grupo de pesquisa a que pertence e Orcid foram cadastrados no Metadados da Submissão. A ausência dessas informações, gerará arquivamento automático da submissão.
- O artigo, em consonância com o que prescrevem estas Normas Gerais, é configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: digitação em word for windows; margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 2,5 cm; fonte Lucida Sans no corpo 11, com espaçamento entre linhas simples. Nas citações (a partir de quatro linhas), o espaçamento é simples e a fonte, 10.
- O artigo original (português, espanhol, inglês ou francês), entre 12 e 20 laudas, deve incluir Resumo em português, espanhol e inglês em torno de 15 (quinze) linhas ou 150 (cento e cinquenta) palavras, com indicação de até cinco (5) palavras-chave em cada idioma; o espaçamento entre linhas simples e a fonte Lucida Sans 10.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto não está identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação. As citações de autoria devem ser retiradas do texto, sendo inseridas posteriormente, a aprovação.
- O texto está com tabulação de parágrafos, espaço simples e fonte 11; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
- As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução, sendo um critério de impedimento de avaliação.
- Não utilizou _______ para a segunda obra do memso autor.
- Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto
- As referências devem ser apresentadas conforme a NBR 6023, em ordem alfabética, na mesma fonte do texto, alinhadas à esquerda, espaçamento simples, e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
- O não cumprimento dos itens destacados, acarretará a recusa automática da submissão.
-
O texto passou por revisão ortográfica, gramatical e das normas da ABNT?
Todos os textos submetidos à REVISEA precisam obrigatoriamente declarar e comprovar (VIA DOCUMENTO SUPLEMENTAR OBRIGATÓRIO de Declaração revisão ortográfica e gramatical - METADADOS) que foi submetido à revisão ortográfica, gramatical e de normas da ABNT, por um especialista da área. CASO O ARTIGO SEJA ENCAMINHADO SEM ESSA DECLARAÇÃO A SUBMISSÃO SERÁ REJEITADA. - Caso o texto possua fotos, figuras e/ou tabelas, os arquivos originais também deverão ser encaminhados como metadados separadamente. Figuras e fotos em formato .jpeg e tabelas em .xlsx.
- É necessário preencher todas as informações dos autores e co-autores, principalmente a instituição que pertence, o ORCID e o resumo da biografia.
Artigos
Política padrão de seçãoDiálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia:
Dossiê temático -Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra
Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental
O dossiê Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Associada da Universidade Federal de Sergipe, objetiva reunir resultados de pesquisas realizadas por docentes e mestrandos(as) e/ou mestres da Rede Nacional do PROFCIAMB, com trabalhos científicos desenvolvidos no campo da Educação Ambiental, nas mais diversas realidades do Brasil. Nesse sentido, poderão participar deste dossiê: Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Brasília (UNB); e Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Comissão organizadora:
Sindiany Suelen Caduda dos Santos
Maria do Socorro Ferreira da Silva
Anézia Maria Fonsêca Barbosa
(Professoras do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais - Associada da Universidade Federal de Sergipe/UFS)
Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta
O atual contexto histórico global de crise sanitária desencadeada pela pandemia do coronavírus expõe a profunda crise política, econômica, ambiental, ética, e, portanto, civilizatória em que está mergulhada a humanidade. Assim, como forma de se pensar a atual conjuntura e consequentemente, fornecer elementos para se construir um outro tipo de futuro que esteja sintonizado com pautas populares, críticas e humanitárias, o presente dossiê visa apresentar estudos, discussões e reflexões acerca dos saberes e estratégias de resistências construídas nos contextos de luta pela vida e dignidade social ligadas a experiências de educação emancipadora e, sobretudo, comprometidas com a construção de um outro mundo possível.
O dossiê proposto tem como objetivo publicar relatos de experiências, pesquisas, reflexões teóricas e práticas, acerca da educação ambiental como estratégia de resistência, levando em conta práticas educativas emergentes que se desenvolvem nos contextos de lutas pela vida, terra, moradia, ambiente, saúde, alimentação, entre outras. Diante deste trabalho, pretendemos provocar reflexões no campo da educação sobre as suas bases epistemológicas e sobre novas possibilidades pedagógicas emergentes que se desenvolvem no enfrentamento dos desafios contemporâneos e futuros, sobretudo, no âmbito das fronteiras culturais, éticas, ambientais e políticas que naturalmente envolvem os processos de produção de conhecimento.
Organizadores do número temático: Samuel Penteado Urban (UERN), Suzani Cassiani (UFSC), Irlan von Linsingen (UFSC) e Bruno A. P. Monteiro (UFRJ).
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
A REVISEA possui o acesso aberto que representa a disponibilização livre e irrestrita das publicações científicas, em texto completo, por meio da Internet, seguindo as normas da Budapest Open Access Initiative (BOAI).