Reflexões sobre o ensino de Matemática a partir da relação entre a Etnomatemática e a Educação Ambiental Crítica

Autores

  • Rodrigo Bozi Ferrete Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete Universidade Federal de Sergipe
  • Cassio Magno de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10441

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a prática do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a partir da relação entre a Etnomatemática e a Educação Ambiental Crítica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida através de intervenção na disciplina de Matemática II, do Curso Integrado em Edificações em que atividades de ensino do conteúdo da Matemática, foram elaboradas pautadas nas concepções teóricas da Etnomatemática e da Educação Ambiental Crítica. Os resultados indicam o entendimento mais complexo da importância e do significado da Matemática; motivação para participar e assistir às aulas de Matemática; interesse em continuar pesquisando mais informações sobre os problemas abordados nas aulas; aumento da autoestima relacionada à capacidade e ao conhecimento que possuem; desenvolvimento do pensamento crítico para entender os problemas de seu cotidiano; responsabilidade e desenvolvimento da autonomia enquanto cidadãos ativos da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. Professor do Mestrado em Educação Profissional do IFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica do IFS (GPIT).  Professor pesquisador com interesse central em pesquisas relacionadas a temática de metodologia de ensino.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (1994). Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

Cassio Magno de Sousa

Possui ensino médio pelo SESI - Departamento Regional do Estado de Sergipe (2008). Tem experiência na área de Matemática.

Downloads

Publicado

25.11.2018

Como Citar

Ferrete, R. B., Ferrete, A. A. S. S., & Sousa, C. M. de. (2018). Reflexões sobre o ensino de Matemática a partir da relação entre a Etnomatemática e a Educação Ambiental Crítica. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 5(2), 30–40. https://doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10441