Bioética e Educação Ambiental:

trilhas para um futuro possível

Autores

  • Helen Barbosa Raiz Engler UNESP
  • Tatiana Ferreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10445

Palavras-chave:

Bioética. Questão Ambiental. Relações Socioambientais.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir a partir da ontologia do ser social, a questão ambiental e a ponte entre as relações socioambientais imersas na sociedade do capital sob uma perspectiva da Bioética. Configurando-se uma pesquisa bibliográfica, o escrito estrutura suas bases filosóficas na teoria social crítica. Tendo em vista os dilemas éticos e concretos da vida cotidiana, a Bioética como área do conhecimento considerada a ética da vida, dispõe de estrutura epistemológica para dialogar com a educação ambiental na perspectiva de vislumbrar outros caminhos para além da relação homem natureza de dominação privada, mas caminhos para uma sociedade verdadeiramente democrática e pluralista, pautada na dignidade humana, responsabilidade e compromisso ético e respeito à vida.
Palavras-chave: Bioética. Questão Ambiental. Relações Socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Barbosa Raiz Engler, UNESP

Mestra, Doutora e Pós Doutora em Serviço Social, Professora docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP – Franca-SP. Lidera o grupo de Pesquisa Mentalidades e Trabalho: do local ao global (CNPQ/UNESP/FRANCA).

Tatiana Ferreira dos Santos

graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e doutoranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE/CNPQ/UFS) e o Grupo de Pesquisa Mentalidades e Trabalho: do local ao global (CNPQ/UNESP/FRANCA).

Downloads

Publicado

25.11.2018

Como Citar

Engler, H. B. R., & Santos, T. F. dos. (2018). Bioética e Educação Ambiental: : trilhas para um futuro possível. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 5(2), 71–80. https://doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10445