Ecologia política na educação ambiental e as potencialidades pedagógicas dos conflitos ambientais

Autores

  • Anne Kassiadou
  • Celso Sánchez

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.12840

Palavras-chave:

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Resumo

O presente artigo constrói suas argumentações a partir do campo de pesquisa da Educação Ambiental Crítica (EAC) em diálogo com o corpo teórico da Ecologia Política, justificandose por seu sentido de contribuir com reflexões críticas sobre os conflitos ambientais. Partimos do entendimento que os conflitos são inerentes ao contexto social e que só ganham espaço na arena pública nas sociedades democráticas. No entanto, sem desconsiderar os casos de violências e genocídios que se revelam nos conflitos, ao mirarmos nossas análises a partir da educação, pensamos o conflito ambiental em termos pedagógicos e o sentido pedagógico do conflito, apreendendo um olhar crítico deste fenômeno social para avaliar de maneira mais cuidadosa suas possibilidades e desafios em termos educativos. Compreendemos que se trata de um fenômeno que envolve a expressão de práticas sociais de resistências e lutas que caminham junto com esperanças, horizontes e projetos de sociedade. Metodologicamente, apresentamos discussões com base numa revisão bibliográfica e na pesquisa do tipo “estado da arte”. Nesse caminho, propomos um olhar mais complexo sobre os conflitos ambientais, apontando para o que Freire denominaria de “inéditos - viáveis”, no qual buscamos contribuir com as práticas educativas ambientais comprometidas com o contexto das lutas na América Latina.

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Publicado

01.01.2020

Como Citar

Kassiadou, A., & Sánchez, C. (2020). Ecologia política na educação ambiental e as potencialidades pedagógicas dos conflitos ambientais. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 6(2), 09–25. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.12840