Olhares ambientais na 6ª Feira de Ciências da Bahia:

antropofagias e desterritorializações em tempos de pandemia

Autores

  • Javier Giovanny Sánchez Molano Universidade Federal da Bahia
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13603

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Feiras de Ciências, Interculturalidade, Pandemia

Resumo

Neste tecido textual se propõem desterritorializações desde uma perspectiva ambiental, conceituada segundo autores que agenciam epistemologias inSURgentes como Marcos Reigota, Enrique Leff e Felix Guattari. A referida perspectiva foi cartografada nas narrativas de jovens estudantes participantes na VI Feira de Ciências do Estado da Bahia, ocorrida em novembro de 2017. Na discussão, destaca-se como os dispositivos de interculturalidade antropofágica, tradução intercultural, transdisciplinaridade e agência política se abrem como interstícios para o desenvolvimento de uma Educação Científica Ambientalmente Dirigida. Uma perspectiva de educação que tem sido construida a partir das contribuições de diversas epistemologias contra-hegemônicas emergentes desde o Sul Global, e que nestes momentos se projeta a partir dos silêncios, lacunas, vazios e incertezas dos tempos da pandemia, para se tornar potência e possibilidade de escolas geradoras de futuros pós-pandêmicos sustentáveis.

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Biografia do Autor

Javier Giovanny Sánchez Molano, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, com área de concentração em Educação Científica e Formação de Professores, da Universidade Federal da Bahia UFBA e da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS . Obteve em 2016 o título de Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, com área de concentração em Educação Científica e Formação de Professores; pela Universidade Federal da Bahia UFBA e a Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS. Possui graduação em Biología - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá (2008). Especialista em Educação e Gestão Ambiental da Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2011). Participa do grupo de pesquisa INTERFACES: CULTURA, CIÊNCIA E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO CRÍTICA ligado ao grupo ENCIMA (Ensino de Ciências e Matemática) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Colabora com o grupo de pesquisa RIZOMA da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Estudos Culturais.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA) em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação (FACED-UFBA. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA). Exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFBA entre 2013 e 2016. Atuou entre 2014-2018 como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Foi membro da Câmara Técnica de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (Biênio 2015-2018). Coordenadora da linha Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED-UFBA desde julho de 2018. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nas áreas de Educação em Ciência e Ensino de Biologia, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural, educação ambiental, formação de professores e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

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Publicado

11.06.2020

Como Citar

Sánchez Molano, J. G., & Oliveira de Almeida, R. (2020). Olhares ambientais na 6ª Feira de Ciências da Bahia:: antropofagias e desterritorializações em tempos de pandemia. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(1), 1–22. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13603