A pandemia como propulsora de insurgências no por vir do ensino de biologia e educação ambiental

alguns apontamentos

Autores

  • Marco Antonio Barzano Universidade Estadual de Feira de Santana
  • André Carneiro Melo RIZOMA-UEFS

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14351

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Ensino de Biologia. Pandemia

Resumo

No momento em que o Brasil atravessa um período de barbárie com o anúncio de mais de cento e vinte mil mortes por conta da pandemia relacionada ao Covid-19, pretendemos abordar no presente artigo um ensaio acerca dos efeitos em relação à educação ambiental articulada ao ensino de Ciências e Biologia, com o objetivo de vislumbrar e contribuir para uma educação mais humanizadora. Defendemos, com base no pressuposto epistemológico decolonial, a compreensão de que os saberes ancestrais, das comunidades tradicionais, possam produzir sentidos e significados para a construção dos currículos das margens. Desse modo, nos inspiramos na experiência de uma pesquisa desenvolvida em uma comunidade quilombola e que, a partir dela, ampliamos nosso repertório teórico e metodológico, que tem sido inspirador para outras pesquisas em andamento, além de partilharmos nossas reflexões acerca do contexto atual e daquilo que podemos contribuir para um tempo por vir.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular da Universida de Estadual de Feira de Santana. Programa de Pós-Graduação em Educação (UEFS) e Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA- UEFS). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental; Currículo e Culturas; Formação de Professores e Currículo de Biologia; Museus de Ciências e Divulgação Científica.

André Carneiro Melo, RIZOMA-UEFS

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Comportamento e Biologia Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e Biólogo pela Universidade Estadual de Feira de Santana. É pesquisador associado do grupo RIZOMA (UEFS)

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Publicado

29.10.2020

Como Citar

Barzano, M. A., & Melo, A. C. . (2020). A pandemia como propulsora de insurgências no por vir do ensino de biologia e educação ambiental: alguns apontamentos. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14351

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